Salário com adicional de amor: mães trocam de carreira para criar os filhos

1Quando a licença-maternidade termina e chega o momento de retornar ao trabalho, muitas mães se angustiam diante da diminuição da convivência com os filhos por conta do emprego. Para evitar o arrependimento de não ter participado mais do crescimento deles, algumas resolvem trocar uma profissão com horários rígidos e rotinas pré-estabelecidas por uma carreira que as permita ficar mais perto das crianças. Em determinados casos, a identificação com o universo da maternagem é tão forte que elas optam por empreender nessa área para garantir o sustento da família. Encontrar outra fonte de renda sem precisar abrir mão do dia a dia com os filhos foi o que conseguiram as duas pernambucanas que ilustram esta reportagem.

Mãe de Samuel, 14 anos, e Isadora, 11, a administradora Ana Katz, 41, adiou durante muito tempo a chegada do terceiro filho. Até que a transferência do marido para Garanhuns, no Agreste, e a consequente decisão da administradora em sair da imobiliária da família, onde trabalhava há 17 anos, trouxeram as condições ideais para a chegada de Beatriz, atualmente com três anos. “Decidi ter a Beatriz no momento em que eu saí do escritório, pois estava em busca dessa oportunidade de viver todo o processo de gestação, maternidade e criação de uma maneira mais próxima e intensa. Meu desejo era conciliar minha vida profissional com o privilégio de acompanhar de perto o crescimento deles”, relembra.

Aquela rotina de trabalho com horários fixos para chegar e largar já não fazia mais sentido para Ana, que decidiu se dedicar, então, ao ofício de doula, que é responsável por dar suporte físico, emocional e afetivo à gestante antes, durante e após o parto. Inquieta, a pernambucana também começou, junto com uma amiga, a produzir e vender slings (carregadores de bebês junto ao corpo), em 2013. Não satisfeita, após voltar a morar na capital pernambucana, abriu, em janeiro deste ano, uma empresa para prestar cursos e consultorias sobre humanização e obstetrícia.

A flexibilidade de horários, que permitiu a Ana ficar mais tempo junto aos três filhos, afasta qualquer possibilidade de arrependimento por conta da mudança de carreira. “É péssima a sensação de que seus filhos estão crescendo rápido e você não está acompanhando. Tinha esse medo de olhar para trás e perceber que eu tinha participado menos que queria da vida deles. Por isso, se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo e até mais cedo do que fiz”, garante a empresária.

É um privilégio trabalhar vendo o rosto dos meus filhos e poder ajudá-los na tarefa de casa”
Ana Katz, mãe empreendedora

Quem também não se arrepende da mudança de profissão para ter uma rotina mais próxima dos filhos é Bianca Bourbon, de 37 anos. Após concluir o curso de Direito e trabalhar como professora em uma faculdade privada durante três anos, a mãe de Nicolas, de 5 anos, e Valentim, de 2 anos, resolveu mudar de carreira em 2011, quando a licença-maternidade após o nascimento do primeiro filho já estava chegando ao fim. Em um dos pavimentos da casa onde mora na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, deu o pontapé inicial no berçário-escola Jardim dos Sonhos, que recebe crianças a partir dos 4 meses até 3 anos.

O empreendimento cresceu tanto que a família precisou se mudar, pois todos os três pavimentos do imóvel foram ocupados pelas instalações do berçário, onde trabalham atualmente cinco funcionários, além de Bianca e o seu marido, que era publicitário e também trocou de carreira. “O que nos motivou foi a vontade de estar com nossos filhos. Juntos, vivenciamos o crescimento deles e vimos quando começaram a falar e andar pela primeira vez. E, ao mesmo tempo, conseguimos pagar as contas”, comemora. “Foi uma mudança ótima para mim, pois me encontrei nessa nova profissão, que é bem mais prazerosa porque me descobri apaixonada por crianças”, relata.

Para quem deseja seguir o mesmo caminho dessas duas pernambucanas, é fundamental não ter medo de arriscar trocar de carreira. “Não há nada melhor para um filho do que estar próximo de quem o ama tanto. Muitos pais priorizam o trabalho para ter o dinheiro necessário para comprar o melhor brinquedo ou a roupa mais bonita para os filhos e se esquecem de que podem oferecer bem mais do que coisas materiais. O importante mesmo é ter tempo para interagir e participar de todas as fases do crescimento deles”, destaca Bianca. “Estar mais presente na vida dos filhos é supergratificante, além de ser um privilégio trabalhar e, ao olhar para o lado, ver o rosto deles ou poder ajudá-los na tarefa de casa”, ressalta Ana.

A decisão de mudar de carreira para ficar mais tempo junto aos filhos não é fácil, mas assim é a maternidade: um caminho repleto de responsabilidades. “Criar um ser humano é um dos maiores desafios que uma mulher pode assumir”, resume Ana. A vida passa por uma reviravolta de 360 graus, garante Bianca: “Quando você tem um filho, suas prioridades passam a ser outras, pois você deixa de existir como ser mais importante, ele é o protagonista e é nele que você pensa antes mesmo de pensar em si própria. Ser mãe é se doar completamente”.

As duas revelam, ainda, o que desejam para o futuro dos seus filhos. “Que eles tenham um mundo melhor, mais humano, tolerante e acolhedor para viverem”, deseja a mãe de Samuel, Isadora e Beatriz. “Que eles se realizem como pessoas, não importa se vão ser ricos ou pobres, se vão casar e ter filhos ou não. O que importa é serem felizes com o caminho que escolherem”, finaliza a mãe de Nicolas e Valentim.

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.