Solidariedade e amor levam ‘mães de leite’ a salvar vidas de outros bebês

1Se uma mãe já faz toda diferença na vida de uma criança, o que dizer de quem usufrui de várias delas? Quando aquela que deu a luz ao bebê não consegue amamentar seu próprio filho, o ideal é que ele recebe o leite materno de outras mulheres. É nesse momento crucial que muitas crianças passam a contar também com outras figuras maternas: são as chamadas “mães de leite”, mulheres que, em uma demonstração de generosidade, desprendimento e amor ao próximo, optam por salvar a vida dos pequenos ao doarem o leite que produzem em excesso.

“Como eu tenho muito amor pelos meus filhos e sei que outras crianças também precisam de leite materno, considero um ato de amor doar o meu para beneficiar outros bebês. Eu sinto que estou fazendo algo importante, pois estou ajudando a salvar a vida de outras crianças”, traduz Tatiana de Oliveira, 33 anos, ao fazer a doação do seu leite pela primeira vez.Mãe de João Guilherme, de 6 meses, além de Eduardo, 11 anos, a técnica de enfermagem doou mais de 200ml no dia 2 de maio e prometeu voltar na semana seguinte ao Banco de Leite Humano do do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), localizado na área central do Recife, para doar mais. “Quem tem leite sobrando e não doa deveria pensar como seria se o seu filho estivesse nessa situação de necessidade. Isso é motivo suficiente para passar a ajudar também”, acredita.

Foi também essa satisfação em saber que está contribuindo para salvar a vida de outros bebês que estimulou a engenheira eletrônica Isabela Vasconcelos, de 35 anos, a ser duplamente mãe. Além de Mateus, seu filho de 5 meses, ela se sente igualmente responsável pelas crianças que recebem os dois litros de leite que doa a cada semana desde fevereiro.

Quem tem leite sobrando e não doa deveria pensar como seria se o seu filho estivesse nessa situação de necessidade”
Tatiana de Oliveira, mãe de leite

“Você se sente importante para outra pessoa, é reconfortante, como se eu fosse duplamente mãe. Uma vez doei meu leite para um bebê de Carpina [na Zona da Mata Norte] que nasceu prematuro e estava bem magrinho e recebi fotos de como ele agora estava saudável e gordinho. Foi indescritível a sensação de perceber que contribuí de alguma forma para aquela criança continuar a viver e dar felicidade aos pais”, relembra, emocionada, Isabela.

“Para quem doa, é uma satisfação muito grande. Naturalmente, a mulher que acabou de ter um filho tem esse instinto materno bem aflorado, então poderia utilizar isso para se sentir incentivada a doar seu leite em excesso”, recomenda.

Nem todas as mães de leite têm o privilégio de acompanhar a evolução dos bebês que foram beneficiados com a sua doação. Ainda assim, elas sabem bem o que esperam para o futuro dessas crianças que ajudaram. “Que sejam muito felizes e tenham bastante saúde”, deseja Tatiana. “E que cresçam sendo saudáveis para poder trazer muitas alegrias aos seus pais”, complementa Isabela.

Internado na UTI desde que nasceu com 860g,

Foi a solidariedade de tantas outras Isabelas e Tatianas, que também resolveram doar seu leite em excesso, que contribuiu para a sobrevivência de Benício, que nasceu prematuramente com 6 meses no dia 26 de fevereiro deste ano. “Meu filho nasceu com 860 gramas e hoje está com 2 quilos. Ele começou tomando 2 ml e hoje toma 40 ml. O que seria dele sem esse leite? Não tenho palavras para agradecer as mães que doam seu próprio leite, pois, sem ele, meu filho não estaria vivo”, se emociona a advogada Gisleine da Mota, de 31 anos, que aguarda Benício ter alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Imip, onde está internado desde que nasceu.

Fonte:

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.