Taxistas realizam carreata no Recife para protestar contra o Uber

01Os taxistas que estavam concentrados, desde o iníco da manhã desta segunda-feira (22), na frente do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, saíram em carreata por volta das 8h. Eles  estão seguindo para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/ Gilberto Freyre, na mesma região. Lá,  pretendem fazer um ato públiuco contra os veículos que fazem transporte de passageiros utilizando aplicativos de celular para receber chamadas, como os do serviço prestado pelo Uber.

O tráfego na Imbiribeira já está bastante complicado. Agentes da Compabhia de Trãnsito e Transportes do Recife (CTTU) e policiais militares acompanham a manifestação. A ideia dos organizadores do movimento, que não tem participação de sindicatos, é reunir até cinco mil motoristas. Por volta das 8h30, o ato já reunia pelo menos 150 veículos

Os organizadores do movimento informaram que o terminal de passageiros será o destino final.  “Vamos parar o aeroporto. É para chamar a atenção de todo mundo para esse problema dos veículos irregulares”, afirmou  o taxista José Ricardo ferreira, um dos organizadores do ato.

De acordo com Ferreira, taxista que trabalha no Centro do Recife, o terminal foi escolhido como ponto final do movimento por ser um local de grande movimentação. “Já fomos ao Ministério Público, ao Governo do Estado e para Prefeitura do Recife, mas ninguém fez nada até agora. Queremos que a lei seja cumprida e que os veículos clandestinos sejam punidos”, declarou.

Mobilização
Os taxistas, que estão usando nariz de palhaço, levaram para a concentração do protesto um caixão para simbolizar a ‘morte’ da categoria e alguns cartazes. Nas mensagens, criticaram a postura dos governantes e pediram agilidade para resolver o problema do transporte clandestino.

“Vocês abandonaram as famílias dos taxistas”, diz uma das faixas estendida pelos manifestantes. “Pedimos rigor no combate ao transporte clandestino”, afirma outra. Eles também estão circulando entre os veículos que param nos sinais para exibir os cartezes com as reivindicações.

Manifestações
Esse é mais um protesto realizado pelos taxistas no Recife. No dia 13 de julho, os motoristas fizeram uma manifestação no Centro da cidade. Durante toda a manhã, o trânsito ficou complicado na região. Depois do ato, eles seguiram para o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

Por causa do ato público, uma longa fila de veículos se formou entre a Câmara Municipal do Recife e a ponte de acesso ao Palácio do Campo das Princesas. Uma comissão foi escolhida para negociar com representantes da Casa Civil.

Em um encontro com representantes do estado, o grupo foi informado que teria de esperar para discutir o assunto. Um novo encontro chegou a ser marcado para o dia 20 de julho, com o objetivo de tratar o assunto com as prefeituras.

Sem respostas
Diante da falta de respostas para as reivindicações, os taxistas seguiram para o aeroporto. O trânsito na região ficou muito complicado, no fim da tarde.

Os responsáveis pela organização do movimento chegaram a bloquear vias da áreas, mas acabaram se desmobilizando depois de negociação com a Polícia Militar.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.