Estudo aponta que infecção por dengue protege contra consequências de zika

Um estudo desenvolvido na China mostrou que a infecção anterior pelo vírus da dengue pode proteger o indivíduo contra o vírus da zika. Os cientistas perceberam que camundongos imunes à dengue apresentavam também proteção cruzada contra a zika, segundo o jornal O Globo.

Foi possível ainda identificar que os linfócitos T CD8, células de defesa, têm ação combinada contra os dois vírus. O primeiro autor do trabalho foi Jinsheng Wen, do Instituto de Arboviroses da Universidade de Wenzhou, na China, e colaborador no Instituto La Jolla de Alergia e Imunologia, nos EUA.

Os pesquisadores acreditam que uma infecção prévia por dengue impeça consequências mais graves do Zika, a exemplo das anomalias em bebês. “Em países endêmicos para a dengue, isso pode explicar a razão pela qual algumas pessoas infectadas com zika não desenvolvem a doença”, pontuou Sujan Shresta, da Universidade de Wenzhou.

Fonte: Edenevaldo Alves

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, é réu na Justiça do Rio em ação de furto de energia

À frente do Ministério do Trabalho desde o impasse envolvendo a deputada Cristiane Brasil, o ministro interino, Helton Yomura, é réu em uma ação da Justiça do Rio que apura uma ligação clandestina de energia elétrica. O caso, obtido com exclusividade pela GloboNews, aconteceu em 2014 na empresa em que …

Clipping
Pacientes de Parkinson relatam desassistência em Pernambuco

Pacientes de Parkinson no Estado denunciam a desassistência que sofrem há pelo menos dois meses. Segundo a presidente da Associação de Parkinson de Pernambuco, Maria José Santos, o afastamento de dois médicos nos principais serviços públicos, o Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, …

Clipping
Apadrinhamento de estrangeiros permite vivência de intercâmbio sem viajar

Que fazer intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante isto é. Mas, quando se fala essa palavra, logo vem à cabeça a ideia de estudar no exterior. Esqueça. Foi-se o tempo que era assim. Com a chegada de alunos estrangeiros nas universidades, tornou-se possível vivenciar outros hábitos …