Formada por guardas municipais, brigada vai acompanhar casos de violência contra mulher no Recife

Brigada Maria da Penha vai atuar para garantir segurança de mulheres vítimas de violência (Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife)Mulheres com medida protetiva por conta de algum tipo de violência e que são atendidas pelo Centro de Referência Clarice Lispector passam a contar agora com o apoio da Guarda Municipal do Recife. A Secretaria da Mulher lançou, nesta quinta-feira (7), a Brigada Maria da Penha, que vai atuar junto com a pasta para certificar que as vítimas estão em segurança e se as medidas estão sendo cumpridas.

O grupo é formado por quatro mulheres e quatro homens. Entre as responsabilidades estão o acompanhamento a equipe técnica da Secretaria da Mulher em atividades internas e externas como oitivas nas delegacias, audiências judiciais e visitas domiciliares.

A novidade foi sancionada pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), nesta quinta, no Clarice Lispector, na área central da capital pernambucana. O lançamento contou com a presença da secretária da Mulher, Cida Pedrosa.

A brigada vai monitorar por exemplo, se o agressor está descumprindo a distância estabelecida pela Justiça da casa ou do trabalho da vítima. Em caso de emergência, ela poderá ser acionada por meio de um telefone direto do serviço. O comando da equipe é realizado por uma mulher. De acordo com a pasta, esse cargo sempre será exercido por uma mulher.

“Esse novo apoio é super importante nessa grande luta que é o combate à violência contra a mulher. É mais um passo para a proteção das mulheres da cidade”, pontuou a secretária da Mulher, Cida Pedrosa.

A Brigada Maria da Penha conta com uma viatura exclusiva. Por dia, além da comandante, dois homens e duas mulheres farão o patrulhamento das medidas protetivas. A previsão dada pela secretaria é que a equipe comece a atuar nos primeiros casos em 30 dias.

Segundo a pasta, 83 mulheres atendidas pelo Clarice Lispector já solicitaram algum tipo de medida protetiva como monitoramento eletrônico. Ainda de acordo com a secretaria, em média, por mês, cerca de 100 mulheres do centro requisitam a medida. Por enquanto, apenas as mulheres que são acompanhadas pelo Clarice Lispector terão acesso a brigada.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Em entrevista, Gonzaga Patriota relembra histórias da Constituição e que incluiu aposentadoria dos homens e mulheres do campo no documento

O Brasil comemorou, em novembro, 30 anos de sua constituição democrática. E o programa Palavra Aberta relembrou um pouco dessa história com um dos integrantes da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O programa foi ao ar nesta segunda-feira (17), mas será reprisado ao longo da semana na TV Câmara. …

Clipping
Dólar volta a subir e encerra o dia cotado a R$ 3,90

A cotação da moeda norte-americana voltou a subir hoje (18), um dia após a intervenção do Banco Central segurar uma sequência de alta. O dólar encerrou o pregão valorizado em 0,17%, vendido a R$ 3,9011. Ontem (17), o BC realizou leilões extraordinários de venda futura da moeda para segurar a cotação do dólar …

Clipping
Senado aprova afastamento de grávida e lactante de atividade insalubre

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (18), por meio de acordo entre os parlamentares, o projeto de lei que normatiza o trabalho de grávidas e de mulheres que amamentam em locais ou atividades insalubres. A medida garante o pagamento de adicional de insalubridade para a mulher continuar trabalhando ou aquela que …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.