Gonzaga Patriota faz duras críticas ao Governo Temer em discurso na Câmara

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) utilizou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (11) para criticar a proposta do Ministério do Planejamento, anunciada em 06 de setembro, de cortar 98,05% do orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2018.

“É um pacote de maldades do Governo Federal. Depois de iniciar um processo de prejuízos à classe trabalhadora nacional, com a Reforma Trabalhista e Previdenciária e as privatizações, agora o Governo Temer quer acabar com o SUAS”, disparou Patriota.

A votação do orçamento acontecerá até 30 de outubro na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o corte orçamentário recairá sobre as mais de 30 milhões de famílias referenciadas nos mais de 8 mil Centros de Referência de Assistência Social e Centros Especializados de Assistência Social; as mais de 70 mil pessoas acolhidas e protegidas por uma rede estatal e complementada por organizações de assistência social. São crianças e adolescentes em risco, pessoas idosas e com deficiência, mulheres em situação de violência, população LGBT, adolescentes em conflito com a lei, população em situação de rua, migrantes e famílias.

Mais de 4,4 milhões de beneficiários do Benéfico de Prestação Continuada, sendo 2,4 pessoas com deficiência e 2 milhões de pessoas idosas estão com seus direitos ameaçados; e mais de 13 milhões de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família estão em risco de perder seus direitos pela redução em 11% de recursos.

Além destes, ficarão desassistidos mais de 600 mil trabalhadores do Suas atuando na rede de serviços, programas, projetos e benefícios serão afetados diretamente. “Diminuir a cobertura do Sistema é jogar milhões de família à sua própria sorte, retornando à condição de pobreza extrema que já havia sido superada. Esse é mais um gesto lamentável desse desgoverno Michel Temer. Lutarei contra esse absurdo, e mais uma vez, reitero meu total apoio à Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, destacou Patriota.

Veja o discurso:

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
STJ definirá nesta terça se equipara guarda de animais com a de crianças após separação

Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá decidir nesta terça-feira (22) se pode haver equiparação entre a guarda de animais e a guarda de filhos. Atualmente, não há previsão legal sobre com quem os bichos devem ficar. O processo em análise na Corte está relacionado ao regime de …

Clipping
Vestibular da Fuvest terá apenas dois dias de prova na segunda fase

Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou, na última quinta-feira (17), mudanças no processo seletivo da Fuvest. A principal alteração é a diminuição de três dias de prova para dois na segunda fase. Além disso, vão ser modificadas as inscrições, que passam a ser por modalidade. O número de candidatos …

Clipping
Lula prepara pré-candidatura à Presidência da República para o dia 27

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar sua pré-candidatura no próximo domingo (27). A informação é do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) que visitou Lula nesta segunda-feira (21), na capital paranaense. “O [ex-] presidente Lula está …