Gonzaga Patriota faz duras críticas ao Governo Temer em discurso na Câmara

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) utilizou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (11) para criticar a proposta do Ministério do Planejamento, anunciada em 06 de setembro, de cortar 98,05% do orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2018.

“É um pacote de maldades do Governo Federal. Depois de iniciar um processo de prejuízos à classe trabalhadora nacional, com a Reforma Trabalhista e Previdenciária e as privatizações, agora o Governo Temer quer acabar com o SUAS”, disparou Patriota.

A votação do orçamento acontecerá até 30 de outubro na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o corte orçamentário recairá sobre as mais de 30 milhões de famílias referenciadas nos mais de 8 mil Centros de Referência de Assistência Social e Centros Especializados de Assistência Social; as mais de 70 mil pessoas acolhidas e protegidas por uma rede estatal e complementada por organizações de assistência social. São crianças e adolescentes em risco, pessoas idosas e com deficiência, mulheres em situação de violência, população LGBT, adolescentes em conflito com a lei, população em situação de rua, migrantes e famílias.

Mais de 4,4 milhões de beneficiários do Benéfico de Prestação Continuada, sendo 2,4 pessoas com deficiência e 2 milhões de pessoas idosas estão com seus direitos ameaçados; e mais de 13 milhões de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família estão em risco de perder seus direitos pela redução em 11% de recursos.

Além destes, ficarão desassistidos mais de 600 mil trabalhadores do Suas atuando na rede de serviços, programas, projetos e benefícios serão afetados diretamente. “Diminuir a cobertura do Sistema é jogar milhões de família à sua própria sorte, retornando à condição de pobreza extrema que já havia sido superada. Esse é mais um gesto lamentável desse desgoverno Michel Temer. Lutarei contra esse absurdo, e mais uma vez, reitero meu total apoio à Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, destacou Patriota.

Veja o discurso:

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atividades
Ex-prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres oficializa apoio ao deputado Gonzaga Patriota

O ex-prefeito de Cabrobó, o médico Auricélio Torres (PSB), declarou apoio à reeleição do deputado federal Gonzaga Patriota. O anuncio foi feito durante entrevista a um blog da cidade. Torres apoiou em 2014, quando era prefeito, os candidatos Lucas Ramos estadual e João Fernando Coutinho federal. O ex-prefeito costuma votar só …

Clipping
Gonzaga Patriota cumpre agenda em Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda

Quem passou nesta quinta e sexta-feira por Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda foi o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Candidato à reeleição, o socialista tem percorrido vários municípios fortalecendo e conquistando apoios políticos. Em Caruaru, Patriota foi recebido por Vital Germano, que o apoia desde 1982, pelo vereador de Vertentes, …

Clipping
Universidades terão incentivo para controlar obesidade

Chamada pública do Ministério da Saúde incentiva universidades públicas e privadas a desenvolver projetos com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão disponibilizados R$ 10 milhões para o desenvolvimento de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores na atenção básica, nível de atenção, …