Gonzaga Patriota faz duras críticas ao Governo Temer em discurso na Câmara

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) utilizou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (11) para criticar a proposta do Ministério do Planejamento, anunciada em 06 de setembro, de cortar 98,05% do orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2018.

“É um pacote de maldades do Governo Federal. Depois de iniciar um processo de prejuízos à classe trabalhadora nacional, com a Reforma Trabalhista e Previdenciária e as privatizações, agora o Governo Temer quer acabar com o SUAS”, disparou Patriota.

A votação do orçamento acontecerá até 30 de outubro na Câmara dos Deputados. Caso aprovado, o corte orçamentário recairá sobre as mais de 30 milhões de famílias referenciadas nos mais de 8 mil Centros de Referência de Assistência Social e Centros Especializados de Assistência Social; as mais de 70 mil pessoas acolhidas e protegidas por uma rede estatal e complementada por organizações de assistência social. São crianças e adolescentes em risco, pessoas idosas e com deficiência, mulheres em situação de violência, população LGBT, adolescentes em conflito com a lei, população em situação de rua, migrantes e famílias.

Mais de 4,4 milhões de beneficiários do Benéfico de Prestação Continuada, sendo 2,4 pessoas com deficiência e 2 milhões de pessoas idosas estão com seus direitos ameaçados; e mais de 13 milhões de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família estão em risco de perder seus direitos pela redução em 11% de recursos.

Além destes, ficarão desassistidos mais de 600 mil trabalhadores do Suas atuando na rede de serviços, programas, projetos e benefícios serão afetados diretamente. “Diminuir a cobertura do Sistema é jogar milhões de família à sua própria sorte, retornando à condição de pobreza extrema que já havia sido superada. Esse é mais um gesto lamentável desse desgoverno Michel Temer. Lutarei contra esse absurdo, e mais uma vez, reitero meu total apoio à Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, destacou Patriota.

Veja o discurso:

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, é réu na Justiça do Rio em ação de furto de energia

À frente do Ministério do Trabalho desde o impasse envolvendo a deputada Cristiane Brasil, o ministro interino, Helton Yomura, é réu em uma ação da Justiça do Rio que apura uma ligação clandestina de energia elétrica. O caso, obtido com exclusividade pela GloboNews, aconteceu em 2014 na empresa em que …

Clipping
Pacientes de Parkinson relatam desassistência em Pernambuco

Pacientes de Parkinson no Estado denunciam a desassistência que sofrem há pelo menos dois meses. Segundo a presidente da Associação de Parkinson de Pernambuco, Maria José Santos, o afastamento de dois médicos nos principais serviços públicos, o Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, …

Clipping
Apadrinhamento de estrangeiros permite vivência de intercâmbio sem viajar

Que fazer intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante isto é. Mas, quando se fala essa palavra, logo vem à cabeça a ideia de estudar no exterior. Esqueça. Foi-se o tempo que era assim. Com a chegada de alunos estrangeiros nas universidades, tornou-se possível vivenciar outros hábitos …