Gonzaga Patriota recebe presidente do Sindicato dos Cegonheiros de Pernambuco

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) recebeu nesta quarta-feira (13), em seu gabinete em Brasília (DF), o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Veículos Automotores e Correlatos de Pernambuco (Sintrave-PE), Luciano Pontes. Ao lado da sua equipe, que luta atualmente pela valorização dos cegonheiros do estado, o sindicalista deu mais detalhes sobre os impasses com a Fiat/Jeep.

Desde agosto deste ano, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) aborda na tribuna da Câmara a problemática vivida pelos motoristas de caminhões cegonha (que fazem o transporte de outros carros) de Pernambuco. Segundo o parlamentar, a categoria está sendo prejudicada após a montadora contratar o Sintrago, supostamente de Minas Gerais, para atuar no escoamento dos veículos dos produzidos no estado.

O Sindicato dos Transportadores Autônomos e Microempresas de Veículos Congêneres e Cegonheiros de Pernambuco (Sintraveic) alega que a Fiat/Jeep recebeu R$ 7 bilhões dos cofres públicos, através do FNE e do BNDES, para sua instalação; bem como quase 100% de incentivos fiscais. Na ocasião, a empresa aderiu ao Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo (Prodeauto), assinando um protocolo de intenções e incentivos que determinava, como contrapartida, a contratação exclusiva de empresas e profissionais de Pernambuco.

De acordo com o Sintraveic, o Sintrago é uma entidade fantasma onde todos os agregados têm domicílio em Minas Gerais. “A entidade sequer teve uma assembléia funcional, conforme comprova ata lavrada pelo cartório de Goiana (PE)”, disse o presidente do sindicato pernambucano, Milton de Freitas.

“O Estado deu tudo o que pode dar de incentivos fiscais e, lamentavelmente, contrataram uma empresa mineira. Não vamos permitir isso, caso contrário retiraremos os benefícios concedidos dados à fábrica. Faço apelo ao governador que ouça os sindicalistas de Pernambuco! Temos um sindicato pernambucano e ele deve ser contratado. Minas Gerais já tem Betim. Que os cegonheiros mineiros fiquem pra lá, e que os nossos atuem aqui”, destacou Gonzaga Patriota.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>