Gonzaga Patriota destaca aniversário de Araripina, a Capital Mundial do Gesso, na Câmara dos Deputados

Hoje, 11 de setembro é o aniversário de emancipação política do município de Araripina no Sertão, de Pernambuco. Conhecida como Capital de Gesso, a cidade vive um excelente momento na economia e isso se deve ao excelente trabalho executado pelo Prefeito Dr. Raimundo Pimentel e toda a sua competente equipe. Parabéns, povo de Araripina!

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) homenageou a cidade em discurso na Câmara. Veja:

Detalhes sobre a cidade

Araripina fica a 690 km da capital pernambucana, Recife. Localiza-se a uma latitude 7º34’34” sul e a uma longitude 40º29’54” oeste. Tem o quinto maior PIB do Sertão de Pernambuco, atrás apenas de Serra Talhada, Arcoverde, Petrolândia e Petrolina6 . Araripina é a maior cidade do Pólo Gesseiro de Pernambuco, o mais importante do país, responsável por 95% do gesso consumido no Brasil.

Araripina constituía um distrito de Ouricuri e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. A Lei Estadual nº. 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito de Ouricuri. Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.8 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município de Araripina encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio da Brígida. Seus principais tributários são os riachos: da Ventania, dos Moraes, dos Cocos, São José, Marinheiro, Bom Jardim, S ão Pedro, Grande, Pitombeira, Conceição, Jatobá e do Bonito. Os principais corpos de acumulação são as lagoas: do Crispim, da Onça, Redonda, do Barro, do Alvino, Fechada, Seca, do Perigo, da Manga e do Arroz, além dos açudes: Lagoa do Barro, Barriguda, Araripina (Baixio) e Rancharia. Todos os cursos d’ água no município têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

O clima do município é o semiárido. No verão é quente, com máximas entre 31°C e 36°C, com mínimas entre 18°C e 22°C. No inverno é ameno, com máximas entre 24°C e 28°C, com mínimas entre 14°C e 17°C. A primavera é o período mais seco e quente da cidade, com máximas podendo alcançar os 37°C.

O município de Araripina, está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino. Parte de área, a norte, está inserida na unidade geoambiental das Chapadas Altas.

A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural m édia e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos n ão Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural m édia e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

O principal vetor econômico do município (e da Microrregião do Araripe), é a exploração e comercialização de calcário e principalmente de gipsita, a matéria-prima do gesso, minério do qual a região do Araripe é responsável por 95% da produção brasileira e por cerca de 20% das reservas nacionais. Araripina possui um distrito industrial com Indústrias de Fiação de fios de algodão ARTESA – Araripe Têxtil S/A Fiação Pé de Serra S/A e de calçados ARECA S/A. E agora também vem se destacando na produção de mel, e esta ocupando o primeiro lugar no ranking nacional de produção de mel. Estreando futuramente o Gypsum Mall (Shopping).

Gostaria de aproveitar a ocasião, Senhor Presidente, para falar do excelente momento vivido pela economia do município. Isso se deve ao excelente trabalho executado pelo Prefeito Dr. Raimundo Pimentel e toda a sua competente equipe. Parabéns ao povo de Araripina.
.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.