Lago de Sobradinho permanecerá com vazão de 550 m³/s pelos próximos seis meses

A vazão do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, permanecerá nos 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) até o final do mês de abril de 2018, conforme adiantou a Agência Nacional de Águas (ANA). Esse patamar entrou em vigor no início desta semana. A mesma vazão vale para a Usina de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe. Essa redução é o resultado da forte estiagem que atinge a bacia São Francisco desde 2013.

Para reverter a situação, ou pelo menos reduzir seus efeitos, somente com o registro de um volume grande de chuvas na cabeceira do rio, em Minas Gerais. Entretanto, apesar de ter iniciado o chamado período úmido na bacia, quando acontecem as chuvas, os índices ainda são insatisfatórios. O setor elétrico revelou que todos os estudos apontam para um índice de precipitação no limite mínimo ou até mesmo abaixo da média esperada para o período.

E mesmo que os estudos estejam errados e haja um volume considerável de água em janeiro do próximo ano, a tendência é que os reservatórios permaneçam com a liberação mínima do líquido, a fim de preservar o volume útil dos próprios reservatórios, além da usina de Itaparica – entre Bahia e Pernambuco. Vale lembrar que o lago está com cerca de 4% de sua capacidade total de armazenamento.

Fonte: Magno Martins

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Petrobras anuncia mudanças na divulgação do preço da gasolina e do diesel

Para dar mais transparência à composição do preço final dos combustíveis, a partir de hoje (19) a Petrobras passa a divulgar o preço médio do litro da gasolina e do diesel nas refinarias e terminais do Brasil, sem incluir os tributos. Os valores estarão disponíveis no site da estatal. Com o reajuste …

Clipping
Exoneração de secretário de Segurança do Rio é oficializada

A exoneração do secretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial do Estado. Sá apresentou o pedido de exoneração ao governador Luiz Fernando Pezão na última sexta-feira (16). O decreto do governador foi assinado na própria sexta-feira. A exoneração …

Clipping
Brasil e Colômbia firmam acordo bilateral de combate à corrupção

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Superintendência de Sociedades da República da Colômbia assinaram acordo de cooperação para aprimorar a investigação e a aplicação de sanções administrativas a empresas privadas envolvidas em práticas ilícitas. De acordo com a CGU, o memorando ratifica que Brasil e …