No horário de pico, trânsito do Recife é o mais lento do Brasil

Estudo apresenta o Recife como a capital mais lenta do País na hora do rush
Estudo apresenta o Recife como a capital mais lenta do País na hora do rushFoto: Arthur de Souza

Uma pesquisa comprovou o que todo recifense já sabe de cor e salteado na prática: a capital pernambucana tem o trânsito mais lento do Brasil em horário de pico. O estudo, denominado Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99) – criado pela startup de mobilidade urbana 99 – relaciona as 15 cidades com mais trânsito no País a partir de dados extraídos de 100% das corridas de táxi (com app 99) e carros particulares (99Pop) realizadas em cada região que foram levantados pela equipe de Pesquisa e Públicas Públicas da empresa, entre junho e agosto deste ano.

“Como empresa de tecnologia, a 99 tem dados que podem contribuir para a elaboração de planejamento urbano e de transporte mais eficiente”, afirmou, por nota, a diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da startup, Ana Guerrini. “O levantamento identifica padrões de deslocamento das pessoas, o que pode ajudar o poder público a desenhar soluções para gargalos na circulação de veículos nas cidades.”

O ITV 99 foi calculado para a média dos deslocamentos no horário de pico, nos períodos das 7h às 10h e das 17h às 20h. No Recife, os deslocamentos de veículos nesses horários demoram em média 86% mais tempo a serem realizados em comparação com períodos sem congestionamento. Inclusive à frente do Rio de Janeiro e de São Paulo, que apresentam lentidão de mais de 70%.

As viagens originadas no Bairro do Recife demoram, em média, de 81% a 102% a mais no horário de pico do que as iniciadas em situação de tráfego livre. Fato comprovado por motoristas consultados pela Folha de Pernambuco.

Eram 18h20 de ontem quando entrevistamos o programador Ricardo Lima, 30 anos, que dirigia seu carro e se encontrava retido na rua Madre de Deus. Ele nem precisou estacionar ou descer do veículo para dar seu depoimento. “Esse trânsito do Recife no horário de pico é horrível. Poderia ter uma estruturação melhor para poder ter uma saída para chegar em casa, por conta da hora”, considerou. “Aqui no Recife Antigo, por exemplo, poderia ter uma estrutura para poder melhorar os caminhos e as vias e ter uma boa saída.”

Taxista com 21 anos de praça, Edson Farias, 53, analisou que falta planejamento. “Não sei em relação aos outros. Não ando nas outras capitais, inclusive as mais próximas. Mas, talvez a má estrutura que está havendo aqui tenha relação com a engenharia de tráfego.”

Ainda segundo Farias, algumas medidas tomadas visando à melhoria do trânsito provocam um efeito inverso. “No Palácio (do Campo das Princesas, sede do governo estadual), você atravessa a ponte Princesa Isabel, em direção a Olinda, e já tem uma mão livre. Mas tem os motoristas que andam a passos de tartaruga e que, quando chegam ali, se amarram. Se o problema é esse, deveria colocar o ‘amarelinho’ (fiscal de trânsito) lá para que eles (os carros) passem e não fique atrapalhando o trânsito ou dependendo do sinal, porque a faixa da direita é livre. Mas, o que fizeram? Botaram um bocado de cones tirando duas faixas da ponte piorando o engarrafamento na rua Princesa Isabel. E (quem vai no sentido contrário, na faixa provisória) quando chega lá na frente está um ‘amarelinho’ mandando você parar e esperar que o sinal abra para quem está na segunda faixa poder passar. Que engenharia é essa?”, questiona.

O taxista cita ainda um problema semelhante que ocorre na ponte do Limoeiro. “Botaram mais duas faixas diminuindo de quem vem da avenida Norte para o Bairro do Recife. Quando quem está na faixa da esquerda (provisória) tem que esperar que alguém da direita, porque em frente já é o canteiro da avenida Norte. E há ainda a questão do semáforo”, complementa. “Em frente às Torres Gêmeas, o semáforo de pedestre funciona como se fosse um semáforo normal. Você hoje encontra um engarrafamento no cais José Estelita já quando você sai do Cabanga”, testemunha.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.