O Rio São Francisco na visão de Petrolina por Gonzaga Patriota, por Marcelo Damasceno

Por Marcelo Damasceno
Repórter memorialista

A dedicação do deputado e jornalista Gonzaga Patriota (PSB-PE) à política hídrica não surgiu agora por acaso. Por mais de um década o parlamentar socialista vem discursando no Congresso e por sucessivas entrevistas na imprensa mencionando o casamento entre as bacias do Tocantins e São Francisco em socorro deste último. Valeu também muitos estudos e lançamento de um livro com sua assinatura e autoria.

Diante dessa “desidratação hídrica” o Rio São Francisco, principal fonte econômica de 504 municípios nordestinos com destaque para Petrolina neste extremo Oeste de Pernambuco. As constantes manifestações em defesa do Velho Chico, as notícias de diminuição em “queda livre” da vazão do leito sanfranciscano em inimagináveis vazões, atormentam as populações ribeirinhas, impotentes diante de uma tragédia hídrica anunciada. Os acontecimentos de 2001 pra cá, os jejuns e protestos de religiosos com destaque pra Dom Luís Cappio, bispo de Barra na vizinha Bahia, têm significativa contribuição ao esforço político e econômico de uma Petrolina quanto a cuidar melhor do seu Rio São Francisco, incluindo decisiva liderança do deputado socialista, Gonzaga Patriota.

Petrolina tem acompanhado sob o olhar atento dos mandatos oferecidos a Gonzaga Patriota. Sua insistente mobilização entre os pescadores e colonos, engenheiros de pesca, eletrotécnicos e todo recurso humano da engenharia elétrica que diz respeito à CHESF e demais órgãos interligados no processo de desenvolvimento regional a partir da realidade de um Rio São Francisco em estado de emergência hídrica e todas as sequelas econômicas e sociais.

O deputado Gonzaga Patriota, participa de todo o calendário de luta e organicidade social em favor do Rio São Francisco e baseado numa teoria que envolve a bacia de Tocantins. Com autoridade de quem acompanhou todos os discursos e debates em torno da revitalização e transposição de um “Novo Chico” dilapidado e desnutrida com o sumiço de quase 260 espécies de peixes.

A caminhada desses 122 anos de Petrolina implica num reordenamento econômico que exige sustentabilidade com responsabilidade ambiental. Esforço jornalístico e parlamentar, o deputado Gonzaga Patriota tem oferecido como filho acolhido por uma cidade que move sua economia através do agronegócio, atual ciclo de emprego e renda para milhares de petrolinenses.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>