Petrobras vai mudar política de preços do botijão de gás

O último aumento ocorreu nesta terça (5) de 8,9%. A correção foi a última realizada com base na regra vigente. Foto: Pedro Ventura/ Agência BrasíliaA Petrobras anunciou na manhã desta quinta (7) que vai mudar a política de preços do botijão de gás de cozinha (GLP). A estatal reavaliou a metodologia que vem sendo aplicada desde junho deste ano, porque há uma “alta volatilidade nos preços”. De lá para cá, o reajuste no preço chega a 59%. A metodologia adotada até então faz a correção mensal do valor de acordo com a cotação internacional do petróleo. O último aumento ocorreu nesta terça (5) de 8,9%.
Segundo a Petrobras, a forte alta nos preços decorre do inverno na Europa, elevando os índices no mercado internacional. “Desta forma, a correção aplicada esta semana foi a última realizada com base na regra vigente”, comunicou em nota.
A nova metodologia ainda não foi completamente definida, mas a Petrobras informou que continuará tendo os preços do GLP no mercado internacional como referência. “Esta revisão se aplicará exclusivamente ao GLP de uso residencial, comercializado em botijões de 13kg, e não terá reflexo sobre os demais derivados comercializados pela Petrobras”, publicou. De acordo com a estatal, ela responde por 25% do valor final do preço do botijão de gás para residência. Outros 20% são tributos e o restante é composto por distribuição e revenda.

De janeiro de 2003 a agosto de 2015, a companhia não realizou reajustes no valor repassado às distribuidoras. Mas, mesmo assim, houve uma alta de 56% no período. De agosto de 2015 a dezembro de 2016, a estatal aplicou um aumento de 15%. “Ou seja, em cerca de 12 anos, a companhia realizou um ajuste de 15% no preço do GLP residencial nas vendas às distribuidoras”.

Fonte:DP
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
STJ definirá nesta terça se equipara guarda de animais com a de crianças após separação

Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá decidir nesta terça-feira (22) se pode haver equiparação entre a guarda de animais e a guarda de filhos. Atualmente, não há previsão legal sobre com quem os bichos devem ficar. O processo em análise na Corte está relacionado ao regime de …

Clipping
Vestibular da Fuvest terá apenas dois dias de prova na segunda fase

Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou, na última quinta-feira (17), mudanças no processo seletivo da Fuvest. A principal alteração é a diminuição de três dias de prova para dois na segunda fase. Além disso, vão ser modificadas as inscrições, que passam a ser por modalidade. O número de candidatos …

Clipping
Lula prepara pré-candidatura à Presidência da República para o dia 27

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar sua pré-candidatura no próximo domingo (27). A informação é do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) que visitou Lula nesta segunda-feira (21), na capital paranaense. “O [ex-] presidente Lula está …