Petrolina é a primeira cidade visitada pelo Gabinete Itinerante do Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco deu início ao Gabinete Itinerante, projeto que pretende dinamizar e democratizar as relações da Procuradoria Geral de Justiça com os membros da instituição que mais próximos estão da população: os promotores de Justiça. A abertura do Gabinete Itinerante aconteceu na sede das Promotorias de Justiça em Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a presença do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, e do chefe de gabinete, Paulo Augusto de Freitas. Participaram da reunião 12 dos 14 promotores que atuam nos sete municípios que integram a 2ª Circunscrição Ministerial.

Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça explicou aos colegas do MPPE a intenção do Gabinete Itinerante. “A nossa ideia é aproximar cada vez mais o Ministério Público da sociedade. E isso só será possível se pudermos dar aos promotores de Justiça condições mínimas de trabalho e estrutura, para que eles desempenhem bem o trabalho que as pessoas esperam de nós”, ressaltou Francisco Dirceu.

Vários assuntos entraram na pauta, entre os quais a iniciativa do MPPE de aprofundar o debate sobre o crescimento dos índices de violência no Estado. Francisco Dirceu ouviu dos promotores sugestões sobre a possível criação de uma Vara Criminal Estadual específica para o combate ao crime organizado em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“Estamos colhendo ideias. O que os promotores nos disseram é importantíssimo, uma vez que são eles que estão diretamente empenhados no combate à violência. Vamos detalhar essas ideias em reunião com o governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (20)”, explicou o procurador-geral.

As demandas administratitvas apresentadas pelos promotores serão sistematizadas e avaliadas. “O que a gente puder já atende de imediato. Vamos voltar aqui para prestar contas do que for implantado”, disse Francisco Dirceu.

A programação do Gabinete Itinerante inclui visitas a mais outras 15 cidades, sendo Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Salgueiro (Sertão Central) as próximas a serem visitadas, já na semana que vem. O encerramento da primeira etapa do projeto será em 19 de junho, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Fonte: Edenevaldo Alves

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, é réu na Justiça do Rio em ação de furto de energia

À frente do Ministério do Trabalho desde o impasse envolvendo a deputada Cristiane Brasil, o ministro interino, Helton Yomura, é réu em uma ação da Justiça do Rio que apura uma ligação clandestina de energia elétrica. O caso, obtido com exclusividade pela GloboNews, aconteceu em 2014 na empresa em que …

Clipping
Pacientes de Parkinson relatam desassistência em Pernambuco

Pacientes de Parkinson no Estado denunciam a desassistência que sofrem há pelo menos dois meses. Segundo a presidente da Associação de Parkinson de Pernambuco, Maria José Santos, o afastamento de dois médicos nos principais serviços públicos, o Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, …

Clipping
Apadrinhamento de estrangeiros permite vivência de intercâmbio sem viajar

Que fazer intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante isto é. Mas, quando se fala essa palavra, logo vem à cabeça a ideia de estudar no exterior. Esqueça. Foi-se o tempo que era assim. Com a chegada de alunos estrangeiros nas universidades, tornou-se possível vivenciar outros hábitos …