Petrolina é a primeira cidade visitada pelo Gabinete Itinerante do Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco deu início ao Gabinete Itinerante, projeto que pretende dinamizar e democratizar as relações da Procuradoria Geral de Justiça com os membros da instituição que mais próximos estão da população: os promotores de Justiça. A abertura do Gabinete Itinerante aconteceu na sede das Promotorias de Justiça em Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a presença do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, e do chefe de gabinete, Paulo Augusto de Freitas. Participaram da reunião 12 dos 14 promotores que atuam nos sete municípios que integram a 2ª Circunscrição Ministerial.

Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça explicou aos colegas do MPPE a intenção do Gabinete Itinerante. “A nossa ideia é aproximar cada vez mais o Ministério Público da sociedade. E isso só será possível se pudermos dar aos promotores de Justiça condições mínimas de trabalho e estrutura, para que eles desempenhem bem o trabalho que as pessoas esperam de nós”, ressaltou Francisco Dirceu.

Vários assuntos entraram na pauta, entre os quais a iniciativa do MPPE de aprofundar o debate sobre o crescimento dos índices de violência no Estado. Francisco Dirceu ouviu dos promotores sugestões sobre a possível criação de uma Vara Criminal Estadual específica para o combate ao crime organizado em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“Estamos colhendo ideias. O que os promotores nos disseram é importantíssimo, uma vez que são eles que estão diretamente empenhados no combate à violência. Vamos detalhar essas ideias em reunião com o governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (20)”, explicou o procurador-geral.

As demandas administratitvas apresentadas pelos promotores serão sistematizadas e avaliadas. “O que a gente puder já atende de imediato. Vamos voltar aqui para prestar contas do que for implantado”, disse Francisco Dirceu.

A programação do Gabinete Itinerante inclui visitas a mais outras 15 cidades, sendo Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Salgueiro (Sertão Central) as próximas a serem visitadas, já na semana que vem. O encerramento da primeira etapa do projeto será em 19 de junho, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Fonte: Edenevaldo Alves

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Governo federal trava demarcação de terras indígenas há dois anos

Última homologação ocorreu na gestão Dilma. Do orçamento executado destinado à rubrica em 2017, apenas 5,2% foram para investimentos     Território sagrado localizado a 11km do Congresso Nacional, o Santuário dos Pajés, área de 50 hectares vizinha ao Setor Habitacional Noroeste, é o centro de um conflito que há 10 …

Clipping
STJ envia recurso de Lula ao Supremo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista. O pedido, negado por unanimidade pela Quinta …

Clipping
Toffoli nega pedido de Dirceu para evitar prisão após 2ª instância

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou hoje (19) pedido feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu para evitar eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Dirceu foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, …