Praça da Catedral sedia ações para o combate à Tuberculose em Petrolina

Será realizado hoje (14), a partir das 8h na Praça da Catedral ações de combate à tuberculose junto aos moradores de rua de Petrolina. No mês nacional de combate a doença, novembro, o município promove ações com o objetivo de realizar orientações sobre o agravo, avaliação por profissionais de saúde, exames de escarro para casos suspeitos e consulta médica.

Segundo a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, as ações visam, principalmente, a conscientização da comunidade, desmistificando o agravo conhecido popularmente por ‘tísica’. “A tuberculose é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados. Informamos ainda que o tratamento é gratuito, feito através do SUS”, esclarece Marlene.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é um grave problema de saúde pública, e a cada ano, são notificados mais de 70 mil novos casos da doença no Brasil. Em Petrolina, entre 2015 e 2017 foram registrados 331 casos de tuberculose.

Fique de olho nos sintomas
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Fonte: Edenevaldo Alves

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, é réu na Justiça do Rio em ação de furto de energia

À frente do Ministério do Trabalho desde o impasse envolvendo a deputada Cristiane Brasil, o ministro interino, Helton Yomura, é réu em uma ação da Justiça do Rio que apura uma ligação clandestina de energia elétrica. O caso, obtido com exclusividade pela GloboNews, aconteceu em 2014 na empresa em que …

Clipping
Pacientes de Parkinson relatam desassistência em Pernambuco

Pacientes de Parkinson no Estado denunciam a desassistência que sofrem há pelo menos dois meses. Segundo a presidente da Associação de Parkinson de Pernambuco, Maria José Santos, o afastamento de dois médicos nos principais serviços públicos, o Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, …

Clipping
Apadrinhamento de estrangeiros permite vivência de intercâmbio sem viajar

Que fazer intercâmbio é um passo importante na vida de um estudante isto é. Mas, quando se fala essa palavra, logo vem à cabeça a ideia de estudar no exterior. Esqueça. Foi-se o tempo que era assim. Com a chegada de alunos estrangeiros nas universidades, tornou-se possível vivenciar outros hábitos …