Praça da Catedral sedia ações para o combate à Tuberculose em Petrolina

Será realizado hoje (14), a partir das 8h na Praça da Catedral ações de combate à tuberculose junto aos moradores de rua de Petrolina. No mês nacional de combate a doença, novembro, o município promove ações com o objetivo de realizar orientações sobre o agravo, avaliação por profissionais de saúde, exames de escarro para casos suspeitos e consulta médica.

Segundo a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, as ações visam, principalmente, a conscientização da comunidade, desmistificando o agravo conhecido popularmente por ‘tísica’. “A tuberculose é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados. Informamos ainda que o tratamento é gratuito, feito através do SUS”, esclarece Marlene.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é um grave problema de saúde pública, e a cada ano, são notificados mais de 70 mil novos casos da doença no Brasil. Em Petrolina, entre 2015 e 2017 foram registrados 331 casos de tuberculose.

Fique de olho nos sintomas
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Fonte: Edenevaldo Alves

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Governo federal trava demarcação de terras indígenas há dois anos

Última homologação ocorreu na gestão Dilma. Do orçamento executado destinado à rubrica em 2017, apenas 5,2% foram para investimentos     Território sagrado localizado a 11km do Congresso Nacional, o Santuário dos Pajés, área de 50 hectares vizinha ao Setor Habitacional Noroeste, é o centro de um conflito que há 10 …

Clipping
STJ envia recurso de Lula ao Supremo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista. O pedido, negado por unanimidade pela Quinta …

Clipping
Toffoli nega pedido de Dirceu para evitar prisão após 2ª instância

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou hoje (19) pedido feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu para evitar eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Dirceu foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, …