Relação entre mídia e suicídio é tema de debate e workshop na Uneb

Imagem inline 1A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, em 2015, que o suicídio mata mais jovens no mundo do que o vírus HIV. Em setembro de 2016, a OMS mostrou que o suicídio é um grave problema de saúde pública, responsável por uma morte a cada 40 segundos. Campanhas de conscientização, como o “Setembro Amarelo”, têm o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, a partir da ampla divulgação de informações sobre o tema.

Contudo, as recentes coberturas jornalísticas a respeito de casos de suicídios no Vale do São Francisco revelam a necessidade de debatermos as convenções e os princípios éticos da profissão. Embora o direito à informação e à liberdade de imprensa estejam dentro da ética jornalística, profissionais da comunicação têm como responsabilidade preservar o direito à privacidade, à imagem e à honra das fontes. A divulgação de suicídios é um tema complexo, que necessita de reflexões específicas principalmente sobre o efeito contágio, conhecido como “efeito Werther”, que se refere à exposição de detalhes desses casos e suas consequências.

Para discutir esse tema relevante, a coordenação do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Comissão Vida e Saúde da Uneb e o Núcleo de Prevenção de Suicídios do Vale do São Francisco promovem algumas atividades.

No dia 29 de maio, acontece a mesa redonda “Comportamento suicida e suas influências nos meios de comunicação”, com a participação da coordenadora do Núcleo de Prevenção de Suicídios do Vale do São Francisco, Deise Fabiane Schmitz, e mediação da professora de comunicação e jornalista Carla Paiva. Também participam do evento representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. O debate será às 18h30, no Auditório Multimídia da Uneb.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atividades
Gonzaga Patriota visita o município de Bonito ao lado do Governador Paulo Câmara

Em visita ao município de Bonito, nesta sexta (19), o deputado federal Gonzaga Patriota esteve ao lado do governador Paulo Câmara no lançamento da pedra fundamental de duas importantes instituições: a Companhia de Polícia Militar e o Batalhão do Corpo de Bombeiros do município. As obras são fruto de esforços …

Clipping
Papa pede preservação da natureza e da cultura indígena na Amazônia

Em sua primeira missa no Peru, o papa Francisco pediu nesta sexta-feira (19) para preservar a Amazônia dos interesses dos “grandes negócios e da ganância consumista” e chamou o tráfico de pessoas de “escravidão”. Francisco começou a visita por Puerto Maldonado, a 232 km da fronteira com o Acre. Diferentemente …

Clipping
Maior lixão da América Latina encerrará atividades neste sábado

Considerado o maior lixão da América Latina, o Lixão da Estrutural será desativado, após quase 60 anos em funcionamento. Com aproximadamente 200 hectares, a área fica próxima ao Parque Nacional de Brasília e a cerca de 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. O local integra a lista dos 50 maiores …