Sobre privatização da Chesf, Câmara dispara: “Não vamos admitir”

Credito: Blenda Souto Maior/DP/D.A 

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (18) ao programa Edenevaldo Alves, da Rádio Petrolina FM, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disparou contra a proposta de privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

“A gente tem sempre uma preocupação muita grande com as questões nacionais e que podem interferir na vida do nosso povo. Esse é um assunto que tem que ter um debate franco com a sociedade. Ficamos  sabendo pela imprensa, num comunicado frio e isso nos assusta, pois trata-se de uma passivo estratégico para o País, para as próximas décadas. O Brasil ainda precisa de muitos avanços”, declarou Câmara.

O governador enfatizou que esse debate ganha ainda mais importância quando envolve o Rio São Francisco, uma das principais riquezas nacionais. “É um processo que envolve o rio, a vazão, sua importância para a fruticultura, irrigação, projetos que podem ser ampliados. A própria questão da água para todo o sertão. É um debate que especialistas mostram claramente que aumentará a conta de luz e no entanto, não temos nenhuma resposta”, reclamou.

Paulo frisou que o Nordeste é uma região importante para o Brasil, detém 14% do PIB nacional e precisa ter nesta questão da privatização da Chesf, um processo transparente. “Não vamos admitir que vendam o rio e aumentem a conta de luz sem discussão, pois isso vai afetar diretamente a vida dos cidadãos”, considerou o governador, frisando que nesse processo até a transposição do rio São Francisco poderá ser afetada.

“Não tem como não afetar. É um projeto para 30 anos quando o privado vai fazer o que lhe der melhor lucro. Essa é uma agenda que ninguém sabe como surgiu. Tivemos eleições em 2014 e esse assunto não foi colocado em pauta. A Chesf é um ativo importante para o Nordeste e Dr. Arraes já combatia sua venda desde a década de 90, diante da importância do São Francisco para o País”, lembrou o chefe do executivo estadual.

Fernando Filho

Perguntado se sua posição seria uma realização política, devido a saída do ministro das Minas e Energia, Fernando Filho; seu pai o senador Fernando Bezerra Coelho e seu irmão, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do PSB, Paulo Câmara foi taxativo.

“Não misturo questões políticas com questões administrativas. A política vamos tratar só no próximo ano. Não se trata de um debate eleitoral. Temos muita clareza com relação a esse debate. Estamos preocupados, porque quero que os pernambucanos sejam respeitados, assim como o povo nordestino”, afirmou Paulo.

O gestor refirma que esse processo comprometer o fornecimento da energia e a questão do rio. “É um debate que olha o futuro. Tem que ser preservado e muito bem cuidado e eu como governador, junto com os outros colegas, devemos alertar e dizer que é ruim para o Nordeste, para a conta de luz e principalmente para a utilização do rio. Essa proposta de privatização da Chesf pode afetar a economia do vale rico em irrigação, polo de fruticultura. O dialogo com o privado é sempre mais difícil e o privado vai utilizar a vazão do rio da forma que lhe der mais retorno”, alertou o governador Paulo Câmara.

As informações são do Blog de Edenevaldo Alves.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.