Temer desembarca em Oslo para última escala da visita oficial à Europa

Michel Temer é recebido pelo embaixador brasileiro George Monteiro Prata ao desembarcar em Oslo para visita oficial à Noruega (Foto: Beto Barata/PR)O presidente Michel Temer desembarcou em Oslo nesta quinta-feira (22), pouco antes das 7h no horário de Brasília, para uma visita oficial de dois dias à Noruega. O foco da viagem à Escandinávia será a agenda ambiental, cujo Brasil tem na Noruega um dos principais parceiros.

O único compromisso de Temer nesta quinta foi um encontro com investidores noruegueses no qual também participaram ministros e parlamentares brasileiros que integram a comitiva presidencial. Ao discursar no evento, o presidente ignorou as crises política e econômica enfrentadas por seu governo e não mencionou a questão ambiental.

O tempo todo, o tom da declaração foi no sentido de tentar atrair investimentos para o Brasil. Para isso, ele ressaltou que o Congresso Nacional está para concluir a tramitação da reforma trabalhista e já iniciou o processo legislativo para alterar as regras da Previdência Social.

Michel Temer enfatizou aos empresários escandinavos que as alterações na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) irão, principalmente, sobrepor os acordos coletivos à legislação.

“Eu venho para lhes trazer uma mensagem de confiança. O Brasil, digo sem medo de errar, está deixando para trás uma severa crise de sua história. Temos levado adiante reformas que não se via no nosso país há muitos anos. É uma agenda que está trazendo de volta investimentos, que está recuperando o crescimento”, declarou o presidente aos empresários europeus, sem contextualizar a dificuldade que está enfrentando, inclusive com aliados políticos, para aprovar as reformas trabalhista e previdenciária.

Ele ressaltou ainda que seu governo está abrindo oportunidades de investimentos por meio de concessões em diversos setores, que vão de “portos a rodovias, campos de petróleo e extração de minério”.

“Contamos com a participação de empresas norueguesas nas próximas licitações. […] Queremos que os investidores noruegueses façam parte desse momento muito próspero”, disse o chefe de Estado brasileiro.

Há uma expectativa de que o presidente da República seja cobrado por autoridades da Noruega em razão da condução da política ambiental no Brasil, em especial à escalada do desmatamento na região amazônica. Maior patrocinador do Fundo Amazônia, o país europeu está insatisfeito com as ações do governo brasileiro para preservar a floresta.

Entre 2009 e 2016, a Noruega doou cerca de R$ 2,8 bilhões ao fundo. A Alemanha é outro país europeu que tem contribuído para a preservação da floresta amazônica, mas em escala bem menor do que a contribuição dos noruegueses.

Nesta sexta-feira (23), Michel Temer será recebido pela primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, na residência oficial da governante do país escandinavo.

Pouco depois, ele irá se reunir com o presidente do parlamento norueguês, Olemic Thommessen.

Antes de retornar ao Brasil, Temer ainda terá uma audiência com o rei da Noruega, Harald V. O chefe de Estado norueguês vai oferecer um almoço à comitiva brasileira no palácio real.

Segundo a agenda oficial, Temer deve embarcar de volta ao Brasil às 16h30 no horário local (10h30 em Brasília). A comitiva deve chegar à base aérea de Brasília no final da noite de sexta.

Comércio bilateral

Outro foco de interesse brasileiro em território norueguês é a ampliação do comércio com o país europeu. A Noruega é o oitavo maior investidor estrangeiro no Brasil.

Temer tem a missão de renovar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA).

A primeira rodada de negociações entre o Mercosul e o EFTA ocorreu neste mês em Buenos Aires. O EFTA inclui, além da Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.