TJPE promove conciliação por meio do método Constelação

TerapiaO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou nesta segunda-feira (13) o programa “Um novo olhar para conflitos familiares”. Trata-se de uma nova técnica de conciliação, chamada Constelação Familiar Sistêmica, que deverá ser aplicada nas varas-piloto de família, infância e juventude e criminal.

O projeto está sendo desenvolvido com base na legislação, como a lei de 2015 de número 13.140 que regulamenta o marco legal da mediação no Brasil. A nova alternativa, já aprovada pela presidência da instituição, “vai trazer paz e solucionar os conflitos familiares após a vivência da constelação”, de acordo com Wilka Pinto Vilela, juíza da 5° Vara de Família da capital e coordenadora do projeto. Além dela, as juízas Ana Cecília Toscano, da vara Criminal de Igarassu, e Laura Simões, da Vara da Infância e Juventude de Olinda, serão supervisoras do “Um novo olhar”. A técnica de grupo, de origem psicoterapêutica, será aplicada para auxiliar o fim do litígio, trabalhando as resoluções de conflito de modo mais pessoal.

A Constelação não será compulsória, mas disponível a todos nas varas que possuírem “consteladores”, como são chamados os facilitadores desse tipo de terapia. De acordo com a juíza Wilka Vilela, um primeiro grupo de 30 processos passou pelo método e, entre eles, houve resolução em 80% dos casos.

O método tenta entender cada processo dentro de um grande sistema que inclui a família e as conexões entre cada pessoa envolvida. A ideia é entender o cerne dos problemas, “corrigindo a ordem” e sanando obstáculos como traumas, medos e afins, baseando-se na visão de que cada humano deve ter um vinculo com um grupo, e ali dentro deve haver hierarquia e o equilíbrio entre dar e receber.

“O juiz é um ser social e tem poder e responsabilidade com a sociedade, não é só para aplicar leis”, observa Wilka Vilela. Desde novembro de 2016, o programa está sendo aplicado de forma informal por juízas consteladoras. A expectativa é que mais funcionários do TJPE e voluntários recebam treinamento para ajudar em conciliações desse tipo.

Erik Simões, desembargador do TJPE e coordenador de Conciliação, explica que “pela conciliação, a gente procura métodos para que o processo não chegue ao ponto de um juiz precisar determinar quem tem direito”.

Com esse projeto, segundo o desembargador, a população tem uma nova opção para chegar a uma solução através do acordo. “Uma resolução como essa põe fim a um processo e pacifica a relação. Quando um juiz dá ganho a uma das partes, a outra pode ficar insatisfeita e recorrer ou pode gerar mais recursos”, aponta.

Ana Cecília Toscano, juíza da Vara Criminal de Igarassu, agora também consteladora, afirma que esse passo é importante para pacificar os casos recebidos pelas varas. “Às vezes uma briga entre vizinhos gera 10 processos e, quando eles acabam, a rixa ainda permanece. Só que o problema é só um sintoma, e com a Constelação a gente vai buscar a causa”, exemplifica.

Fonte: Folha-PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.