A cada minuto, um brasileiro é multado por uso de celular ao volante

Clipping

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) autuou 34.413 motoristas por uso de celular enquanto dirigiam, no primeiro semestre de 2018. O número representa, em média, um flagrante a cada 8 minutos.

Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, os dados deste ano indicam uma alta de quase 5%.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. A infração é considerada gravíssima.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil.

Sem atenção

O celular prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita. Ao dirigir sem olhar para o trânsito, motoristas podem desrespeitar a faixa de rolagem, frear bruscamente, cair em buracos e causar acidentes inesperados.

Em 2017, o repórter da TV Globo Kenzo Machida e o motorista do G1 Aldair Fernando Vidal fizeram um teste de atenção no trânsito com o celular na mão – a atividade foi supervisionada pelo Detran em uma pista controlada.

Mesmo em baixa velocidade, a cerca de 40 km/h, ambos derrubaram três cones.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, o uso de celular na direção é tão preocupante quanto a ingestão de bebida alcoólica. “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”, disse.

Em dezembro de 2017, o Detran passou a usar drones na fiscalização para cercar motoristas que usam o celular enquanto dirigem. A ferramenta também pode flagrar desrespeito à faixa de pedestre, estacionamento irregular e tráfego em locais proibidos.

Clipping
Avião da FAB com ajuda humanitária à Venezuela já está em Boa Vista

O avião da Força Aérea Brasileira transportando ajuda humanitária à Venezuela, que decolou na manhã de hoje (22) da Base Aérea de Brasília, pousou há pouco em Boa Vista, capital do estado de Roraima. A aeronave transporta 23 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros socorros. O …

Clipping
Desemprego cai em 18 estados e no Distrito Federal, diz IBGE

O desemprego, medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), caiu em 18 das 27 unidades da federação de 2017 para 2018, segundo dados divulgados hoje (22), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior queda foi observada no Amazonas: recuo de 15,7% …

Clipping
Colecionador brasiliense doa 2 mil insetos ao Museu Nacional do Rio

A sala de jantar do médico Luiz Cláudio Stawiarski está tomada por insetos. Sobre a mesa, quadros entomológicos exibem as mais variadas formas de aranhas, besouros e libélulas. Um móvel de madeira posicionado ao lado da mesa reúne gavetas de borboletas e mariposas. Ao todo, são 2 mil insetos que, …