Ambientalistas chilenos pedem fechamento de 10 usinas termoelétricas

Clipping

Ambientalistas chilenos pediram nesta quinta-feira o fechamento de dez das 27 usinas termoelétricas a carvão altamente poluentes do país.

Segundo um estudo realizado pela Kas Ingeniería e divulgado pela ONG Chile Sustentable, as usinas termoelétricas mais poluentes estão situadas em três localidades do norte do país: Tocopilla, Iquique e Mejillones.

Seis delas são exploradas pela francesa Engie, três pela chilena AES Gener e uma pela italiana Enel.

“Se as fechássemos, o país ficaria com uma matriz elétrica limpa”, afirma a Chile Sustentable, que lembra que o Chile conta com uma capacidade instalada de 22.045 MW apesar de que a demanda energética só requer 10.344 MW.

As 27 usinas a carvão existentes no Chile, que produzem 44% da matriz energética, são responsáveis por 91% das emissões de dióxido de carbono, de 88% das de material particulado, de 97% de dióxido de enxofre e de 91% de óxidos de nitrogênio de todo o parque elétrico nacional.

“Por que continuar pagando por usinas ociosas e sujas?”, questiona a ONG em um comunicado.

No ano passado, a Engie e a Enel, assim como outras duas empresas de geração elétrica chilenas, acordaram com o governo chileno desistir de construir cinco novas termoelétricas no norte do país.

Pouco depois, o governo se comprometeu a eliminar progressivamente as usinas a carvão até 2050, quando se espera que 90% de sua matriz energética venha de energias limpas, principalmente de fontes renováveis não convencionais como o sol e o vento.

Fonte: http://www.jb.com.br/economia/noticias/2018/05/10/ambientalistas-chilenos-pedem-fechamento-de-10-usinas-termoeletricas/

Clipping
Delator diz que empresário comprou 4 votos para Rio sediar Olimpíadas

Carlos Miranda, amigo de infância do ex-governador carioca Sérgio Cabral (MDB) e apontado como operador do esquema de corrupção liderado pelo político emedebista, afirmou à Justiça Federal nesta segunda-feira (21/5) que o empresário Arthur Soares Filho pagou US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 9,22 milhões) para comprar quatro votos de …

Clipping
Empresa da sogra de Lulinha fez pagamentos a operador, diz MPF

Uma empresa que tem como sócia a sogra do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis da Silva, o Lulinha (foto em destaque), fez pagamentos para uma das companhias utilizadas pelo operador Adir Assad, que já firmou acordo de colaboração premiada na Operação Lava Jato. As informações, baseadas …

Clipping
Vice-secretário de Estado dos EUA vem ao Brasil discutir Venezuela

A instabilidade política da Venezuela será um dos assuntos a serem tratados em uma visita do vice-secretário de Estado norte-americano, John J. Sullivan, ao Brasil nesta terça-feira (22). Sullivan, o número dois do Departamento de Estado, também vem participar do lançamento do Fórum Permanente de Segurança Brasil-Estados Unidos. De acordo …