Aneel poderá fiscalizar Caixa e Celpe sobre pagamento de conta

Clipping

Em audiência pública realizada nessa segunda-feira (9) na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) debateu melhorarias nos canais de atendimento e na relação do consumidor com as empresas distribuidoras de energia. Um dos pontos comentados está a suspensão do pagamento das contas de energia em casas lotéricas depois do encerramento do contrato entre a CaixaEconômica Federal (CEF) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). De acordo com a Aneel, o órgão está monitorando e auxiliando a mediação entre as empresas, mas, se possível, poderá escalar uma fiscalização.

De acordo com o diretor da Aneel, Tiago Correia, a melhor resolução seria a mediação. “Cabe à Caixa e à Celpe chegarem a um acordo. O papel da Aneel é ser facilitadora da negociação, mas eles precisam chegar a um ponto em comum. Se não for resolvido dessa forma, haverá fiscalização, o que na prática vamos verificar se a Celpe está promovendo os meios necessários para que o pagamento das faturas de energia seja realizado”, explicou Correia.

Ainda segundo o diretor, consumidores estão reclamando do funcionamento para os pagamentos das contas. “A distribuidora pode optar por uma solução diferente, mas ela tem que ser efetiva. Os relatos são de consumidores que não conseguem pagar a conta de luz por falta de meios”, complementou Correia.

Para a aposentada Janete Sampaio, de 67 anos, que estava na fila na loja Casa dos Presentes, no bairro da Encruzilhada, a situação está piorando a cada dia que passa. “Tá horrível, é um absurdo isso. Em Água Fria, o sistema fica sempre fora do ar, agora, se não pagar a conta, a Celpe corta, sem contar nos locais que cobram mais que a conta para pagar. Tive que vir até a Encruzilhada para tentar pagar”, disse Janete.

Segundo a gerente de relacionamento institucional da Celpe, Erica Ferreira, somente na capital pernambucana existem mais de 1800 pontos para o pagamento na conta, e novas divulgações estão sendo feitas para informar ao consumidor. “Como o boca a boca funciona muito, acaba causando essa situação de pontos congestionados. Colocamos na fatura dois pontos próximos do consumidor, para que ele vá para o local mais próximo, e não onde escuta falar”, disse Erica. Nos casos de pontos de pagamento que cobram alguma taxa pelo pagamento da fatura, a Companhia informou que o cliente deverá denunciar a ação, e o que o cliente paga, é apenas a fatura da conta. ​

https://www.folhape.com.br/economia/economia/geral/2018/07/10/NWS,74425,10,478,ECONOMIA,2373-ANEEL-PODERA-FISCALIZAR-CAIXA-CELPE-SOBRE-PAGAMENTO-CONTA.aspx

Clipping
China tem ampla oferta de soja e grande oscilação de preços é improvável, diz governo

A China tem amplos estoques de soja e flutuações de preço significativas são improváveis, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura chinês nesta sexta-feira (19). Alguns especialistas do setor previram que o maior consumidor mundial de soja enfrentará uma escassez de oleaginosas no início do ano que vem, o que …

Clipping
China abate 200 mil porcos devido a surtos de peste suína africana

A China, o maior produtor de carne suína do mundo, abateu 200 mil porcos até o momento após surtos de peste suína africana, altamente contagiosa, disse autoridade de saúde animal chinesa nesta sexta-feira (19). Ao mesmo tempo em que isso representa um pequena porção dos quase 700 milhões de porcos …

Clipping
TSE adia para domingo (21) anúncio de medidas contra notícias falsas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para domingo (21), às 14h, a entrevista coletiva marcada para esta tarde para anunciar medidas de combate à disseminação de notícias falsas (fake news) nas redes sociais. A entrevista foi adiada por causa de  incompatibilidades nas agendas dos participantes. A coletiva foi anunciada ontem …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.