Apagão atinge todas as cidades de PE e causa transtornos à população

Clipping

Um apagão provocou falta de energia em todas as 184 cidades do estado nesta quarta-feira (21), de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O problema, iniciado por volta das 15h50, ocasionou transtornos à população, com a suspensão das operações no metrô da capital e semáforos sem funcionar, além do comércio fechando as portas mais cedo.

A recomposição do fornecimento de energia em Pernambuco ocorreu de maneira gradativa desde as 16h47, sendo totalmente restabelecida às 20h35, segundo a Celpe. Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que uma perda de carga causou o apagão, que também atingiu outros 13 estados do Brasil.

“Às 15h48, uma perturbação no SIN [Sistema Interligado Nacional] causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”, informou a nota do ONS.

Em entrevista coletiva no início da noite, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará. Ainda segundo o órgão, as causas do desligamento estão sendo investigadas.

Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas.

Transtornos

Devido à queda de energia, a operação das linhas Sul e Centro do metrô foi suspensa, deixando 37 estações sem funcionar no Grande Recife e prejudicando 400 mil passageiros, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Por volta das 20h20, o sistema voltou a operar e as estações foram reabertas.

Durante o apagão, o trânsito no Centro do Recife ficou intenso e passageiros de ônibus tiveram que enfrentar paradas lotadas. A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) registrou semáforos sem funcionar em todas as zonas da capital, mas informou que os equipamentos de fiscalização, como lombadas eletrônicas, possuem baterias e não tiveram a operação interrompida.

Ainda de acordo com a CTTU, foi montada uma força-tarefa com todos os agentes nos principais cruzamentos da cidade durante o apagão. A autarquia também ressaltou que, dos 657 semáforos do Recife, 451 possuem nobreak.

As portas do comércio na Rua da Imperatriz, na área central do Recife, foram fechadas antes do horário normal. Os vendedores se concentraram em frente das lojas, já que os estabelecimentos ficaram às escuras. Muitas pessoas que foram às compras no Centro da cidade ou fazer pagamentos no fim da tarde acabaram perdendo a viagem.

Foi o que aconteceu com a dona de casa Franciele Santana. “Vim pagar uma fatura, mas deu tudo errado porque faltou energia. Teve o apagão e não deu como”, lamentou.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), todos os sistemas de abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do estado foram afetados pelo apagão.

“Após o retorno da energia elétrica, os sistemas da RMR voltaram a funcionar. Ainda não foi restabelecida a operação dos sistemas que atendem às cidades de Glória do Goita, Canhotinho, Surubim, Tabira e Santa Cruz do Capibaribe”, informou a Compesa por volta das 22h40.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana, informou que cancelou as aulas no turno da noite nesta quarta-feira (21) por conta do apagão.

Apagão em 14 estados

Além de Pernambuco, outros 13 estados do Norte e do Nordeste do Brasil enfrentaram queda de energia nesta quarta-feira (21): Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/apagao-atinge-cidades-de-pernambuco.ghtml

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.