Bebê é resgatado de inundação provocada por ruptura de represa no Laos

Clipping

Socorristas retiraram na quinta-feira (26) um bebê e a sua mãe da inundação provocada pelo rompimento da represa de uma hidrelétrica no sul do Laos. A tragédia, ocorrida na segunda-feira (23), deixou ao menos 27 mortos e 130 desaparecidos.

A criança tinha ficado agarrada a sua mãe em cima de uma árvore, que ficou cercada por água e barro, na região da aldeia de Xaydonkhong, onde um grupo de pessoas estava desaparecido.

Um vídeo feito pelos socorristas tailandeses, difundido pela emissora local ABC, mostram a criança chorando no momento em que um dos socorristas desce do barco e avança pela água até a árvore onde estavam. Ele volta com a criança no colo.

“Finalmente, conseguiram encontrar as 14 pessoas, entre as quais havia quatro homens, seis mulheres (uma delas grávida) e quatro crianças. Eles estavam cansados e famintos depois de quatro dias sem comer”, informaram os socorristas tailandeses em um comunicado.

“A criança chorava e estava apavorada. Todos tinham medo da água. Quando começou a chover, entraram em pânico”, contou à AFP o socorrista tailandês Kengkard Bongkawong.

As imagens circularam pelo Facebook e foram compartilhadas por milhares de usuários.

“Todos se encontravam em uma cabana no alto de uma colina onde cultivavam o terreno. Mas a água subiu tão depressa que não tiveram tempo de pensar, e começaram a correr”, afirmou Bongkawong.

O socorrista ainda afirmou que as pessoas faziam parte de três famílias, que sobreviveram comendo brotos de bambu. “Mas não tinham comida suficiente para todos e estavam famintos”, observou.

Os habitantes da localidade criticam as autoridades que têm, segundo eles, tentado minimizar o balanço de 27 mortos. Até quinta-feira, o primeiro-ministro do Laos confirmou apenas uma morte.

Ruptura da represa

Na noite desta segunda (23), a represa Xepian-Xe Nam Noy, situada a 550 km da capital Vientiane, se rompeu, liberando 5 trilhões de litros de água (o equivalente a 5 vezes o volume útil do Sistema Cantareira, em São Paulo). Brigadistas e barcos foram enviados à área do distrito de San Sai, na província de Attapeu. Chovia muito na região.

A água atingiu seis aldeias na região e obrigou cerca de 6,6 mil pessoas a deixarem suas casas.

Família deixa a sua casa em meio a enchente na província de Attapeu, no Laos, após rompimento de represa, em imagem de arquivo (Foto: Soe Zeya Tun /Reuters)Família deixa a sua casa em meio a enchente na província de Attapeu, no Laos, após rompimento de represa, em imagem de arquivo (Foto: Soe Zeya Tun /Reuters)

Família deixa a sua casa em meio a enchente na província de Attapeu, no Laos, após rompimento de represa, em imagem de arquivo (Foto: Soe Zeya Tun /Reuters)

Água chega ao Camboja

Na quinta, a água alcançou o país vizinho do Camboja, onde provocou inundações em 17 povoados e o deslocamento de 5,6 mil moradores, segundo informou o porta-voz da província de Stung Streng, Men Kong, à agência France Presse.

Casa destruída é vista nesta quinta-feira (26) em rua atingida por inundações após rompimento de represa no Laos (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)Casa destruída é vista nesta quinta-feira (26) em rua atingida por inundações após rompimento de represa no Laos (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

Casa destruída é vista nesta quinta-feira (26) em rua atingida por inundações após rompimento de represa no Laos (Foto: Soe Zeya Tun/Reuters)

‘Bateria da Ásia’

O Laos, um dos países mais pobres da região, almeja se tornar a “bateria da Ásia” através da construção de diversas hidrelétricas.

Seu governo depende quase inteiramente de empreiteiras estrangeiras para construí-las por meio de concessões comerciais que envolvem a exportação de eletricidade para vizinhos mais desenvolvidos, como a Tailândia.

Moradores se protegem nesta terça-feira (24) em telhado de casa de inundação na província de Attapeu, no Laos (Foto: Attapeu Today via AP)Moradores se protegem nesta terça-feira (24) em telhado de casa de inundação na província de Attapeu, no Laos (Foto: Attapeu Today via AP)

Moradores se protegem nesta terça-feira (24) em telhado de casa de inundação na província de Attapeu, no Laos (Foto: Attapeu Today via AP)

O Laos já finalizou 11 represas, disse o grupo tailandês não-governamental Terra, com outras 11 em construção e dezenas planejadas.

A ONG International Hydropower Association (IHA) relata que existem mais de 50 projetos hidroelétricos no Laos. Várias organizações de defesa do meio ambiente advertiram para o impacto dessas represas no rio Mekong, em sua flora e fauna, assim como nas populações rurais.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.