Benefício: idoso precisa se recadastrar

Clipping

Falta pouco mais de dois meses para que as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda não efetuaram a renovação do Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) possam procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Secretaria de Assistência Social dos municípios onde residem para se recadastrar. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, em Pernambuco, 103.624 beneficiários, entre idosos e pessoas com deficiência, ainda não realizaram a atualização dos dados e por isso correm o risco de, a partir de janeiro do próximo ano, perder o benefício, no valor de um salário mínimo.

Em dezembro do ano passado, devido ao elevado número de brasileiros que recebiam o benefício e não tinham efetuado o recadastramento, o MDS ampliou o prazo por um ano. E esse prazo vence no dia 31 de dezembro deste ano. No entanto, às vésperas de encerrar essa prorrogação, a renovação ainda não foi efetuada por 33% dos 311.878 beneficiários do BPC em Pernambuco.

“Compreendemos que muitos do que recebem o BPC não têm condições de se deslocar para os locais de atendimento. Porém, se deixarem novamente para os últimos dias, o problema que ocorreu no ano passado vai se repetir, quando idosos e pessoas com deficiências enfrentaram filas gigantes sem necessidade”, comenta a coordenadora do CadÚnico da Prefeitura do Recife, Anália Adriano.

De acordo com ela, além da Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais, localizada no bairro de Santo Antônio, o idoso ou o seu responsável também pode se dirigir até o dia 31 de dezembro a qualquer um dos 12 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade. “Não é necessário que venha o próprio idoso realizar esse cadastro. Vemos muitos que não têm condições nem de ficar em pé enfrentando fila. Basta que qualquer morador da casa, maior de 16 anos, compareça com os documentos obrigatórios, como identidade e CPF, de todos os moradores da residência onde a pessoa idosa reside”, comenta a coordenadora.

Para evitar filas desnecessárias, Anália ressalta que esse cadastro é exclusivo para os que recebem o BPC, não para aposentados. “Essa confusão sempre termina atrapalhando muito o andamento dos cadastros. Distribuímos as fichas muitas vezes para aposentados que não precisam do atendimento. Lembro que se a pessoa não recebe 13° salário, ela tem o BPC. Se recebe, é aposentada, logo, não necessita realizar esse tipo de cadastro”, esclarece.

Apesar de a data limite estar longe, a coordenadora de vigilância socioassistencial do Governo Estadual, Shirley Sâmico, reforça a importância do cadastro. “Sabemos que em muitos casos, o BPC é a única fonte de renda de uma casa. Por isso, pedimos que procurem os centros de atendimento de seus respectivos municípios o quanto antes para não deixarem de receber esse benefício social”, ressalta.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.