Brasileiro acusado de se unir ao Estado Islâmico é condenado na Espanha

Clipping

brasileiro Kayke Luan Ribeiro Guimarães, 22, acusado de tentar viajar à Síria para se unir à facção radical Estado Islâmico, foi condenado nesta terça-feira (10) pela Justiça espanhola a oito anos de prisão pelo crime de formação de organização terrorista.

A sentença chega após mais de dois anos desde sua detenção em dezembro de 2015 pelo governo búlgaro, em um dos casos mais emblemáticos de radicalização no território espanhol. Guimarães diz que estava a caminho da Turquia para passar as férias com amigos, versão repetida pela família, que entrará com um recurso.

Na sentença, obtida pela reportagem com as autoridades espanholas, o juiz afirma que a polícia encontrou na casa de Guimarães cópias de manuais extremistas, incluindo um guia produzido pela Al Qaeda. Um dos textos descreve em detalhes as táticas terroristas, enquanto o outro expõe a ideia de guerra santa.

O goiano Guimarães vivia na cidade de Terrassa, na região da Catalunha. Quando uma reportagem da Folha de S.Paulo esteve ali, após sua detenção, ouviu de colegas de mesquita que ele vinha se radicalizando após se unir a um grupo local de radicais. O jovem, à época com 18 anos, havia abandonado o nome de nascimento e se chamava de Hakim.

Outros nove membros de sua cédula também foram condenados, e suas penas chegam a 12 anos de prisão. Há entre eles espanhóis e marroquinos, para além do brasileiro. Havia, segundo a Justiça espanhola, planos de organizar um ataque a Barcelona -como aquele realizado em agosto de 2017, que deixou 16 mortos.

Atividades
Gonzaga Patriota participa da 16ª Convergência, Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida

Mesmo com vários compromissos por conta do período eleitoral, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) reservou um espaço na agenda para prestigiar os tabeliões de todo o Brasil durante a 16ª Convergência, Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida, que começou nesta quarta (19) e …

Clipping
Gonzaga Patriota Deputado Federal 4000

Gonzaga Patriota ajudou a reduzir o número de mortes por acidente de trânsito no Brasil, desde 1994, quando foi secretário Nacional de Trânsito, com a criação do Código Nacional de Trânsito. Vamos reeleger Gonzaga Patriota Deputado Federal 4000, para que possa continuar trabalhando por Pernambuco e pelo Brasil.

Clipping
Gonzaga Patriota recebe apoio de toda a equipe do Pronto Socorro São Francisco

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), candidato à reeleição, recebeu apoio de toda a equipe do Pronto Socorro São Francisco em visita a Salgueiro nessa segunda-feira, 17. Fundador da instituição médica que atende moradores de diversos municípios, Dr. Assis Carvalho garantiu voto ao socialista juntamente com sua família. Dessa forma, …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.