Busca ao avião MH370 da Malaysia Airlines acabará em 29 de maio

Clipping

A busca no Oceano Índico ao avião do voo MH370 da Malaysia Airlinesdesaparecido misteriosamente em 2014, terminará no dia 29 de maio – anunciou o ministro dos Transportes da Malásia nesta quarta-feira (23). O Boeing 777 desapareceu em 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim.

A primeira operação de busca marítima, a mais importante da história da aviação, coordenada pela Austrália, foi suspensa sem resultados em janeiro de 2017. Nenhum vestígio do avião foi encontrado em uma área de 120.000 km2 do sul do Oceano Índico, determinada após a análise via satélite da possível trajetória da aeronave depois que se desviou de sua rota teórica.

Pressionado pelas famílias dos desaparecidos, o governo malaioanterior chegou a um acordo com a Ocean Infinity, empresa privada especializada em buscas submarinas. O acordo previa que a empresa cobraria apenas se encontrasse o avião, ou as caixas-pretas.

Leia também:
Sumiço de avião é ‘inconcebível’, diz relatório
Buscas do voo da Malaysia Airlines desaparecido em 2014 são suspensas

A Ocean Infinity se concentrou em outra zona de busca, de 25.000 km2, situada um pouco mais ao norte que a primeira. Seu navio, o “Seabed Constructor”, com bandeira norueguesa, está equipado com oito drones equipados com sonares e câmeras que podem mergulhar a até 6.000 metros de profundidade.

ministro malaio dos Transportes, Anthony Loke, membro do novo governo que assumiu o poder após as eleições de 9 de maio, disse que a operação deveria ter acabado em abril, mas prosseguiu por mais algumas semanas. “A busca prosseguirá até 29 de maio“, disse Loke à imprensa.

Grace Nathan, uma advogada malaia que perdeu a mãe na tragédia, afirmou que o anúncio não é uma surpresa, mas indicou que o governo deveria deixar sobre a mesa a possibilidade de que outra empresa retome as investigações. “Não podemos dizer (ao governo) o que tem que fazer, mas, para mim e para as famílias, encontrar o avião é importante por muitas razões”, disse. Quase 20 pedaços de destroços encontrados na costa da África oriental – longe da zona de busca – foram identificados como sendo provável, ou certamente, peças do avião.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.