Câncer de fígado vai além do álcool e diagnóstico tardio dificulta cenário

Clipping
O terceiro câncer com maior índice de mortalidade no mundo faz com que exista um consenso entre médicos especialistas: é preciso que a população o conheça melhor. Apesar dessa doença no fígado ser mais comum em países da África e do Sudeste Asiático, os casos nacionais trazem uma grande preocupação por serem diagnosticados tardiamente, quando existem poucas opções de tratamento.
De acordo com o DATASUS, os diagnósticos em estágios iniciais do carcinoma hepatocelular – forma mais comum de câncer de fígado primário –  só são feitos em 10% dos casos, sendo que em 62% das vezes essa identificação da patologia é feita já nos estágios muito avançados. Um dos fatores de risco para essa doença é a esteatose, a gordura no fígado muito comum em pacientes alcoólatras e entre quem tem obesidade, diabetes, hepatites virais ou triglicérides elevados.
  • Carcinoma hepatocelular (CHC) é a forma de câncer de fígado responsável por 3/4 dos casos
  • Pode acontecer com um único tumor que se espalha para as outras partes do fígado ou com múltiplos nódulos cancerígenos
  • O alcoolismo é um dos fatores de risco, mas as hepatites B e C também são sinais de alerta
O médico hepatologista Rogério Alves alerta para a importância dos exercícios físicos e dá dica sobre o consumo ideal do álcool: “Para evitar a gordura alcoólica é necessário seguir o recomendado pela OMS: dez doses semanais para as mulheres e quinze doses semanais para os homens, obedecendo sempre duas doses por dia no caso das mulheres ou três no caso dos homens. É necessário também ficar, ao menos, dois dias na semana sem ingestão de álcool”, alerta.
Rogério também explica que as cirroses podem levar ao câncer e que nem sempre elas têm a ver com o álcool. “Quando a gordura no fígado não é tratada, ela pode evoluir para um quadro de esteato-hepatite, que pode levar à cirrose. Essa doença se dá pelo acúmulo de lesões no fígado que foram se cicatrizando, mas não apenas o álcool pode causar lesões. As hepatites A, B e C, também são fatores de risco quando não tratadas.”
Clipping
Parabéns Petrolina! 123 Anos.

São 123 anos de muita história e conquistas. Petrolina é terra de trabalho, oportunidades, lutas e muitas vitórias. Lugar de gente batalhadora e de homens e mulheres que lutam em busca de seus sonhos e objetivos. Parabéns, Princesa do Sertão!

Clipping
Gonzaga Patriota 4000 Pernambuco Mais Forte!

WhatsApp Audio 2018-09-21 at 09.36.14 Você sabia que Gonzaga Patriota é forte defensor de várias categorias? Como por exemplo, agentes comunitários de saúde, pessoas com deficiência, agentes de trânsito, *toyoteiros de Pernambuco e mototaxistas. Gonzaga Patriota *4000 Pernambuco Mais Forte!

Clipping
Gonzaga e Alvinho Patriota realizam passeio ciclístico em salgueiro neste sábado

Como agenda de campanha, os candidatos a deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e a estadual Alvinho Patriota (PSC), realizam neste sábado, dia 22, um passeio ciclístico pelas principais ruas de Salgueiro, com concentração a partir das 8 da manhã, na Academia das Cidades, antiga Praça do Carlos Pena Filho. Para …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.