Caravana de Lula começa sob forte tensão em Bagé

Clipping

A polícia teve de intervir entre partidários e adversários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Bagé, no Rio Grande do Sul, a primeira etapa de uma caravana que levará o líder da esquerda condenado em segunda instância por várias cidades do país.

Cerca de 150 produtores rurais, exibindo bandeiras brasileiras e seus tradicionais trajes gaúchos, se reuniram com seus tratadores nas primeiras horas da manhã diante da Universidade Unipampa, onde Lula vai discursar, iniciando a quarta viagem de pré-campanha eleitoral.

O conhecido boneco “Pixuleco” – Lula vestido de presidiário – era exibido por um dos tratores.

Um grupo de policiais fez um cordão de isolamento entre os manifestantes e os movimentos de esquerda que aguardavam o ex-presidente.

Enquanto uns cantavam “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão”, outros respondiam “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

A caravana, formada por vários ônibus brancos, entrou na universidade com escolta policial e simpatizantes do PT.

Junto a Lula estavam a ex-presidente Dilma Rousseff e outros altos dirigentes do PT.

Lula: “Voltaremos”

Em um discurso a seus simpatizantes no final da manhã, Lula reivindicou os avanços sociais de seus dois mandatos (2003-2010) e se mostrou desafiante.

“Essas pessoas que vieram se manifestar contra nossa vinda aqui, deveriam ter vindo protestar quando nós estávamos aqui inaugurando essa universidade. Deveriam estar pra explicar o porquê o Brasil foi o último país da América Latina a ter uma universidade”, disse o ex-presidente

“Mas se tem alguém aqui que não gosta da gente, venho avisar que vamos voltar”,anunciou.

Lula irá nesta tarde à cidade fronteiriça de Santana do Livramento (Rivera do lado uruguaio), onde se encontrará com o ex-presidente uruguaio José Mujica.

Lula é favorito para as eleições de outubro, mas a admissão de sua candidatura parece improvável, depois de ele ter sido condenado em janeiro pela segunda instância a doze anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Durante a caravana, que irá até 28 de março, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deverá se pronunciar sobre os últimos recursos que, se forem negados, poderá levar à sua prisão imediata.

“Tenho certeza que, se eles ousarem mandar me prender, eles estarão cometendo a maior barbárie jurídica desse País porque estarão me transformando no primeiro preso político do século 21 aqui neste País”, disse Lula na última sexta-feira.

Entre os críticos de Lula em Bagé, o produtor rural Fernando Resner, de 35 anos, explica que compareceu ao protesto para denunciar “o comunismo”.

Lula representa isso. O que ele já fez esses oito anos foi empobrecer o país, destruí-lo. Estou aqui para apoiar ele ser preso”, declarou Resner vestido com traje típico de gaúcho

Tanara Lucas, de 32 anos, acredita que Lula foi “condenado sem provas concretas”.

” A gente sabe que é por ser ele. Não é justiça contra corrupção, é livrar o Brasil dum homem que ajuda aos pobres”, afirma.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.