Comércio volta a crescer em junho, diz Serasa

Clipping

A atividade do comércio no país cresceu 3,4% em junho, sobre maio, depois de recuar 2,3% sobre abril, sob efeito, entre outros fatores, da greve dos caminhoneiros, informa a Serasa Experian. As variações têm ajuste sazonal.

Com o resultado, a atividade do setor aumentou 6,3% no primeiro semestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado, melhor resultado desde 2013, quando subiu 8,1%. Em 2016 (-8,3%) e 2017 (-1,5%), os resultados foram negativos no mesmo período.

A atividade do setor é medida pela Serasa a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à sua base de dados.

De acordo com a Serasa, os segmentos ligados aos bens de consumo duráveis tiveram desempenho melhor no semestre do que os setores mais ligados à massa de rendimentos. Eles lideraram a expansão da atividade varejista no período.

Em junho, o segmento que mais cresceu foi o de combustíveis e lubrificantes, com alta de 9,9%, por causa da baixa base de comparação com maio, quando houve queda de 7,2% por causa do desabastecimento dos postos durante a paralisação em maio.

Na outra ponta, as vendas de veículos, motos e peças aumentou 2,4% em junho, ante maio, feito o ajuste sazonal. A atividade dos supermercados cresceu 0,5% e a das lojas de móveis, 0,4%. Tecido, vestuário e calçados registraram queda de 0,4% e materiais de construção, recuo de 4,5%.

No acumulado do primeiro semestre, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado: 14,9%. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta interanual acumulada de 4,1%.

Clipping
Preço da gasolina tem alta após seis semanas em queda

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou um relatório sobre o preço do combustível no país. De acordo com o órgão, a gasolina nas bombas teve alta após seis semanas consecutivas de queda. O preço da gasolina subiu 0,13% na semana, custando R$ 4,50 por litro em média. Já o …

Clipping
Alerta: carro de som e minitrio apenas em ato de campanha nas eleições 2018

A menos de um mês do início da campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou um entendimento sobre uma questão que vem causando polêmica: o uso de carros de som e minitrios. Em sessão realizada na última quinta-feira (19), respondendo a uma consulta do Solidariedade, …

Clipping
Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias. …