Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi na RMR

Clipping

Considerado ponto facultativo, feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (31), altera o funcionamento de escolas e universidades, mas afeta pouco o comércio. Confira as mudanças na lista preparada pelo FolhaPE.

Governo de Pernambuco
O Governo do Estado alterou o feriado para a sexta-feira, 1º de junhoA medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. Repartições públicas estaduais e entidades da administração direta e indireta funcionam normalmente nesta quinta e estão em ponto facultativo na sexta.

Prefeitura de Olinda
Em Olinda, o feriado foi transferido para a sexta-feira, 22 de junho, antevéspera de São João. Segundo nota da gestão municipal, a decisão foi motivada pela necessidade de restabelecer a normalidade da rotina de serviços no município, afetada pelo desabastecimento dos últimos dias.

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Em Jaboatão dos Guararapes, assim como Olinda, o feriado foi mudado para o dia 22 de junho.

Prefeitura do Paulista
Na cidade do Paulista não haverá expediente nas repartições públicas na quinta e sexta. O serviço de coleta de lixo segue reduzido por conta do desabastecimento e os serviços de saúde priorizam as urgências.

Universidades
As Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (URFPE) não terão expediente na quinta. O ponto facultativo já estava previsto nos calendários acadêmicos das instituições. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também não funciona nesta quinta. Devido à abastecimento não ter voltado totalmente à normalidade, a Universidade de Pernambuco (UPE) informou que não haverá aulas nesta quinta, mas que as atividades administrativas a capital e no interior serão normais. Já na sexta, a instituição não funcionará por causa da transferência, por parte do Governo do Estado, do feriado de Corpus Christi para o dia 1º.

Bancos
Agências estarão fechadas nesta quinta-feira (31). A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte, diz a associação. Na sexta (1º), o expediente será normal.

Shoppings
RioMar Shopping 
– funciona normalmente, das 9h às 22h.
Shopping Boa Vista – funciona normalmente, das 9h às 21h.
Shopping Patteo Olinda – funciona normalmente, das 9h às 22h.
Shopping Tacaruna – funciona normalmente, das 9h às 22h.
Shopping Guararapes – funciona normalmente, das 9h às 22h. Banco do Brasil, Itaú, lotéricas e Detran do centro de compras estarão fechados.
Plaza Shopping – funciona normalmente, das 10h às 22h. A agência da Caixa do Plaza estará fechada.

Ministério Público do Trabalho
Todas as unidades do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (Recife, Caruaru e Petrolina), funcionarão normalmente.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.