Cresce demanda pelo Bike PE

Clipping

Em meio à alta dos preços dos combustíveis, que culminou na greve dos caminhoneiros e na falta do produto nos postos, uma parcela da população tem migrado para a bicicleta como meio de locomoção. O sistema de aluguel Bike PE é um dos termômetros para avaliar o atual processo de mudança na classe média nos últimos seis meses. O número de pessoas cadastradas saltou de 1.887, em novembro de 2017, para 13.296 em abril deste ano, aumento superior a 700%.

A Tembici, que opera o sistema com patrocínio do banco Itaú, registrou aumento de 34% no número de viagens, entre os dias 21 e 27 de maio, em relação ao período de 14 a 20 de maio, anterior à paralisação dos caminhoneiros. Foram 16.730 viagens de 21 a 27. O recorde foi contabilizado no domingo, com 3.498 viagens.
Além do crescimento no número desse indicador, também houve aumento no cadastro do sistema. Na última semana houve um crescimento de 187%. Na semana de 14 a 20 de maio foram realizados 854 cadastros. Já no período de 21 a 27 de maio, o sistema contabilizou 2.450 novos cadastros, praticamente o acumulado de um mês. Nesse período também foi lançado um plano especial diário no valor simbólico de R$ 0,10 até o dia 31 de maio.
Usuário do Bike PE, o estudante de arquitetura Jonas Athias, 25 anos, encontrou a forma mais rápida e barata para se locomover de Boa Viagem até o Bairro do Recife. Não se preocupa com trânsito, combustível ou estacionamento. “Com o VEM Estudante, eu não pago nada e demoro menos de 40 minutos de casa para o trabalho”, contou. Quando não vem de ônibus, ele costuma alternar duas rotas de bicicleta.
“Às vezes pedalo até o Parque das Esculturas, no Pina, e de lá atravesso em um barquinho, onde pago R$ 3. Deixo a bike na Estação da Praça do Arsenal ou venho pela Ponte do Pina e pelo Cais José Estelita. Pelo cais é melhor porque não pago nada”, contou.
Outra vantagem de usar uma bicicleta do Bike PE, segundo Athias, é não se preocupar em ter que guardá-la para a volta. “Depende muito da hora que eu saio. A iluminação à noite é precária e muitas vezes vou para casa de carona ou ônibus e não tenho que me preocupar em levar a bicicleta de volta, mas conheço muita gente que usa a própria bike. É uma escolha”, disse.
O momento atual pode ser uma janela para estimular o uso do modal e reduzir o impacto do transporte rodoviário, mas esse movimento pode esbarrar na infraestrutura ainda insuficiente. No Recife são apenas 51,4 quilômetros de rotas cicláveis e há descontinuidade da malha.
O ciclista Fernando Lima não acredita que a classe média seguirá nessa mudança de modal após a situação dos postos se normalizar. “Não é uma infraestrutura viária atraente e o poder público não vai mudar esse quadro a curto prazo. Vai continuar na bicicleta quem já vinha usando antes da crise”, arrisca. Ele aponta o trabalhador que depende da bicicleta para se locomover todos os dias como o mais esquecido nas políticas públicas. “A classe média tem um maior poder de mobilização, mas em breve voltará para o carro e tudo vai continuar do mesmo jeito para usa a bicicleta todos os dias”.
A última pesquisa de Origem-Destino feita pela Prefeitura do Recife aponta que apenas 4,5% dos trabalhadores usam a bicicleta para se locomover. “A pesquisa foi feita pela internet, mas o trabalhador de perfil que mais usa o modal não tem acesso à web para responder um questionário. Por isso esses dados não refletem a real situação”, opina Guilherme Jordão, da Associação Metropolitana dos Ciciclistas do Grande Recife (Ameciclo).
Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.