Emancipação de municípios deve voltar aos estados, afirma Gonzaga Patriota

Clipping

A competência de emancipar os municípios deixará de ser da União e retornará aos estados, é o que afirma o deputado Gonzaga Patriota (PSB). Ele participou do programa Super Manhã e comentou como será feita essa mudança.

“A gente está conquistando o apoio dos deputados e senadores para que a gente retorne aos estados o problema da emancipação. A União não tem como emancipar os municípios”, explica Gonzaga.

Na visão do deputado federal, é importante trazer essa demanda ao nível dos estados para conhecer a realidade de cada município, já que em Brasília não é possível ter essa dimensão.

“Como é que o Congresso Nacional vai saber que o Distrito de Izacolândia ou Rajada pode se emancipar. Nós estamos retornando para os estados, aí serão as Assembleias Legislativas do Estados que poderão [tomar as decisões]”, disse.

O deputado afirma ainda que uma nova lei está sendo elaborada na Câmara dos Deputados, justamente para normatizar esse processo de emancipação. A população diretamente interessada será amplamente ouvida durante o processo.

“Os critérios vêm definidos por esse dispositivo constitucional, o estado não pode dizer que vai emancipar sem critérios. Só pode o estado emancipar o distrito aquele que preencher os requisitos da Constituição e da Lei”, explica.

Emancipação de municípios deve voltar aos estados, afirma Gonzaga Patriota

Clipping
Homenagem a Eduardo Campos

As suas ideias continuam vivas e contribuindo para o desenvolvimento do país. “Não vamos desistir do Brasil!”  

Clipping
Gonzaga Patriota cumpre agenda em Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda

Quem passou nesta quinta e sexta-feira por Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda foi o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Candidato à reeleição, o socialista tem percorrido vários municípios fortalecendo e conquistando apoios políticos. Em Caruaru, Patriota foi recebido por Vital Germano, que o apoia desde 1982, pelo vereador de Vertentes, …

Clipping
Missa em homenagem a Eduardo Campos é celebrada no Recife

Uma missa em homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos foi celebrada na noite desta segunda-feira (13) na Igreja Matriz de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Campos morreu há quatro anos em um acidente aéreo em Santos, em São Paulo, em plena campanha presidencial, que também vitimou seus assessores. Na celebração, estão presentes os familiares …