Encontro de nações faz maracatu protagonizar noite de folia no Bairro do Recife

Clipping

Ao som de muito batuque, adoração aos orixás e manifestações contra o racismo, o Tumaraca, encontro das nações de maracatu do estado, animou os foliões no Bairro do Recife, no Centro da cidade, na noite desta quinta-feira (8), véspera da abertura oficial do carnaval da capital pernambucana. O cortejo, iniciado na Rua da Moeda por volta das 18h, tomou conta da Praça do Marco Zero.

Grito de guerra tradicionalmente utilizado na abertura do carnaval do Recife por Naná Vasconcelos, falecido em 2016, Tumaraca passou a nomear o encontro de nações de maracatu, agora regidas de maneira compartilhada por 13 mestres após a morte do percussionista. Segundo o Mestre Chacón, do Maracatu Nação Porto Rico, além de surgir como uma celebração do ritmo pernambucano, é uma homenagem ao povo negro.

“Ganhamos um dia só nosso e mais um dia de carnaval. Ter uma noite de apresentações só nossa é de uma honra sem tamanho. O Tumaraca vem também para homenagear o povo negro, mostrar seu valor e bater de frente contra o preconceito”, ressalta o Mestre Chacón.

Fonte? G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2018/noticia/encontro-de-nacoes-marca-dia-de-protagonismo-do-maracatu-na-folia-do-bairro-do-recife.ghtml

Atividades
Ex-prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres oficializa apoio ao deputado Gonzaga Patriota

O ex-prefeito de Cabrobó, o médico Auricélio Torres (PSB), declarou apoio à reeleição do deputado federal Gonzaga Patriota. O anuncio foi feito durante entrevista a um blog da cidade. Torres apoiou em 2014, quando era prefeito, os candidatos Lucas Ramos estadual e João Fernando Coutinho federal. O ex-prefeito costuma votar só …

Clipping
Gonzaga Patriota cumpre agenda em Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda

Quem passou nesta quinta e sexta-feira por Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda foi o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Candidato à reeleição, o socialista tem percorrido vários municípios fortalecendo e conquistando apoios políticos. Em Caruaru, Patriota foi recebido por Vital Germano, que o apoia desde 1982, pelo vereador de Vertentes, …

Clipping
Universidades terão incentivo para controlar obesidade

Chamada pública do Ministério da Saúde incentiva universidades públicas e privadas a desenvolver projetos com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão disponibilizados R$ 10 milhões para o desenvolvimento de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores na atenção básica, nível de atenção, …