Encontro de nações faz maracatu protagonizar noite de folia no Bairro do Recife

Clipping

Ao som de muito batuque, adoração aos orixás e manifestações contra o racismo, o Tumaraca, encontro das nações de maracatu do estado, animou os foliões no Bairro do Recife, no Centro da cidade, na noite desta quinta-feira (8), véspera da abertura oficial do carnaval da capital pernambucana. O cortejo, iniciado na Rua da Moeda por volta das 18h, tomou conta da Praça do Marco Zero.

Grito de guerra tradicionalmente utilizado na abertura do carnaval do Recife por Naná Vasconcelos, falecido em 2016, Tumaraca passou a nomear o encontro de nações de maracatu, agora regidas de maneira compartilhada por 13 mestres após a morte do percussionista. Segundo o Mestre Chacón, do Maracatu Nação Porto Rico, além de surgir como uma celebração do ritmo pernambucano, é uma homenagem ao povo negro.

“Ganhamos um dia só nosso e mais um dia de carnaval. Ter uma noite de apresentações só nossa é de uma honra sem tamanho. O Tumaraca vem também para homenagear o povo negro, mostrar seu valor e bater de frente contra o preconceito”, ressalta o Mestre Chacón.

Fonte? G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2018/noticia/encontro-de-nacoes-marca-dia-de-protagonismo-do-maracatu-na-folia-do-bairro-do-recife.ghtml

Clipping
Moro cancela audiências de processo que envolve Sítio de Atibaia por causa da paralisação dos caminhoneiros

O Juiz Sérgio Moro, que é responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu suspender as audiências de um processo da Operação Lava Jato marcadas para segunda-feira (28) por causa da greve dos caminhoneiros. As audiências envolvem testemunhas de defesa relacionadas ao processo do Sítio em Atibaia. O ex-presidente Lula …

Clipping
Aeroporto do Recife e mais 11 ficam sem combustível

Ao menos 12 aeroportos do país estão sem combustível nesta sexta-feira (25) por conta da paralisação de caminhoneiros, iniciada na última segunda (21). Eles continuam abertos, segundo a Infraero, mas só pousam e decolar as aeronaves que já tiverem reserva de querosene. O aeroporto de Brasília afirmou que suas reservas se esgotaram por volta das 8h, após …

Clipping
Mais de 1 bilhão de animais podem morrer, alerta entidade

Pelo menos 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos poderão morrer nos próximos dias devido à falta de ração no campo, fora os animais que estão em caminhões não autorizados a transitar nas rodoviais do país. Com a paralisação dos caminhoneiros, o risco aumentou, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal …