Encontro de nações faz maracatu protagonizar noite de folia no Bairro do Recife

Clipping

Ao som de muito batuque, adoração aos orixás e manifestações contra o racismo, o Tumaraca, encontro das nações de maracatu do estado, animou os foliões no Bairro do Recife, no Centro da cidade, na noite desta quinta-feira (8), véspera da abertura oficial do carnaval da capital pernambucana. O cortejo, iniciado na Rua da Moeda por volta das 18h, tomou conta da Praça do Marco Zero.

Grito de guerra tradicionalmente utilizado na abertura do carnaval do Recife por Naná Vasconcelos, falecido em 2016, Tumaraca passou a nomear o encontro de nações de maracatu, agora regidas de maneira compartilhada por 13 mestres após a morte do percussionista. Segundo o Mestre Chacón, do Maracatu Nação Porto Rico, além de surgir como uma celebração do ritmo pernambucano, é uma homenagem ao povo negro.

“Ganhamos um dia só nosso e mais um dia de carnaval. Ter uma noite de apresentações só nossa é de uma honra sem tamanho. O Tumaraca vem também para homenagear o povo negro, mostrar seu valor e bater de frente contra o preconceito”, ressalta o Mestre Chacón.

Fonte? G1

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/carnaval/2018/noticia/encontro-de-nacoes-marca-dia-de-protagonismo-do-maracatu-na-folia-do-bairro-do-recife.ghtml

Clipping
Procuradoria-Geral da República defende volta de Nuzman à prisão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu hoje (23), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a volta do ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Carlos Arthur Nuzman à prisão.  Em outubro do ano passado, Nuzman foi beneficiado por um habeas corpus concedido pelos ministros da Sexta Turma. Nuzman foi denunciado por corrupção …

Clipping
Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Termina hoje (23) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) comparecerem às instituições de ensino e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado. O candidato deve …

Clipping
Mineradora terá que distribuir água à população afetada por vazamento no Pará

O governo do Pará determinou que a mineradora Hydro AluNorte forneça água potável para os moradores das comunidades afetadas pelo vazamento de resíduos tóxicos de um depósito da empresa, localizado em Barcarena, região metropolitana de Belém, no último fim de semana. A determinação do governo faz parte de um plano …