Estudo aponta relação entre alimentação sólida e sono infantil

Clipping
Os bebês que recebem alimentos sólidos além do leite materno a partir dos três meses de idade, mostram sinais de melhor sono do que bebês alimentados apenas com leite até os seis meses, sugere um novo estudo realizado na Grã-Bretanha.
Embora a prática não proporcione noites de sono totalmente ininterruptas, o estudo com 1.303 crianças na Inglaterra e no País de Gales, realizado entre 2009 e 2012, mostrou que os bebês que receberam sólidos antes do recomendado melhoraram seus padrões de sono.
Os pais de metade das crianças foram encorajados a alimentar seus bebês com sólidos, como peixe branco ou trigo, antes dos seis meses, enquanto a outra metade foi orientada a manter apenas o leite materno até essa idade.
Os resultados, publicados nesta segunda-feira na revista científica JAMA Pediatrics, mostraram que os bebês que começaram a ingerir sólidos mais cedo dormiam por mais tempo e acordavam menos vezes durante a noite.
O efeito foi pequeno, mas notável. O estudo mostrou que alimentar os bebês com sólidos diminuiu o número médio de vezes que eles acordavam durante a noite de 2,01 vezes para 1,74 por noite.
A duração do sono também foi diferente, com um pico de 16 minutos a mais de sono por noite aos seis meses de idade.
“Em um ensaio clínico randomizado, a introdução precoce de sólidos na dieta do bebê foi associada a uma maior duração do sono, a uma redução da frequência com que acordavam durante a noite e a uma redução dos problemas de sono muito graves”, disse o estudo.
Os pesquisadores do King’s College, em Londres, e da Universidade de Londres admitiram que é possível que as mães que dão sólidos aos seus bebês tenham respondido às suas perguntas de uma forma mais positiva, pois esperavam um efeito positivo, já que muitos pais acreditam que essa prática leva a um sono melhor. Mas eles disseram que é pouco provável que esse viés persistisse por mais de seis meses.
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,10/2018/07/09/interna_mundo,756957/estudo-aponta-relacao-entre-alimentacao-solida-e-sono-infantil.shtml
Clipping
Preço da gasolina tem alta após seis semanas em queda

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou um relatório sobre o preço do combustível no país. De acordo com o órgão, a gasolina nas bombas teve alta após seis semanas consecutivas de queda. O preço da gasolina subiu 0,13% na semana, custando R$ 4,50 por litro em média. Já o …

Clipping
Alerta: carro de som e minitrio apenas em ato de campanha nas eleições 2018

A menos de um mês do início da campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou um entendimento sobre uma questão que vem causando polêmica: o uso de carros de som e minitrios. Em sessão realizada na última quinta-feira (19), respondendo a uma consulta do Solidariedade, …

Clipping
Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias. …