Fatura média do cartão supera R$ 1.000 e 25% caem no rotativo

Clipping

O valor médio da fatura do cartão de crédito dos brasileiros no mês de julho foi de R$ 1.045,63 e fez com que um quarto (25%) dos consumidores entrassem no crédito rotativo ao longo do período.

As informações foram reveladas pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

A maioria dos entrevistados do levantamento (39%) afirmou que o tamanho da fatura do mês de junho aumentou em comparação com a de maio. Por outro lado, apenas 23% notaram queda na fatura e outros 32% dizem acreditar que o valor dos gastos permaneceu igual.

Para não entrar no rotativo, é necessário não quitar o valor integral apresentado pela fatura do período, o que não foi feito por 25% dos ouvidos. Ainda assim, 72% garante que pagou o valor cheio da dívida acumulada no cartão de crédito.

O educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, avalia que o cartão de crédito facilita a vida das pessoas, mas alerta que o recurso deve ser utilizado com cautela.

“O requisito básico para o usuário do cartão de crédito é ter organização. Ele é um excelente meio de pagamento porque ao contrário do crediário, só cobra juros se não houver o pagamento mínimo da fatura. Então, se os gastos estiverem dentro de um planejamento, o cartão cumpre um papel positivo na vida financeira do consumidor”, explica Vignoli.

Gastos

Em junho, o estudo aponta ainda que os principais gastos pagos com o uso do cartão de crédito foram referentes à compra de alimentos de supermercados (63%), remédios (45%) e combustíveis (37%). Roupas, calçados e acessórios foram pagas por 36% dos entrevistados no período.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, observa que o cartão de crédito se tornou um instrumento popular também para itens de menor valor e consumo frequente.

“Hoje o cartão de crédito já não é uma exclusividade dos bancos. Redes varejistas e fintechs já oferecem o instrumento, tornando-o ainda mais acessível para várias camadas da população”, afirma a economista.

Clipping
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante

A partir deste sábado (22), candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro não poderão ser presos, a menos que seja em flagrante. A Lei Eleitoral veda prisões nos 15 dias anteriores à eleição. Após o primeiro turno, no dia 7 de outubro, a restrição valerá apenas para os candidatos …

Clipping
Temer deixará legado de obras e projetos, diz ministro das Cidades

O presidente Michel Temer deixará um legado de obras que estão sendo inauguradas este ano e projetos que foram retomados e estarão prontos para execução pelo governo que assumir a partir de 1º de janeiro. A informação é do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que detalhou uma série de iniciativas, …

Clipping
É Pernambuco Mais Forte – 4000

Gonzaga Patriota luta pela interligação do Rio São Tocantins com o Rio São Francisco. Esse projeto é de extrema importância para a sobrevivência do Velho Chico e de muitos nordestinos, resolvendo boa parte do problema de abastecimento das regiões Norte e Nordeste. É Pernambuco Mais Forte – 4000

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.