Filmes pernambucanos concorrem em festival internacional de documentários

Clipping
Dois curtas-metragens pernambucanos estão concorrendo na 23ª edição do festival internacional de documentários É Tudo Verdade, que está sendo realizado simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro até o dia 22 de abril. Nome de batismo – Alice, de Tila Chitunda, e Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis, estão entre nove produções da categoria Competição Brasileira: Curtas-metragens.

O vencedor receberá um troféu, o prêmio de R$ 55 mil e uma avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer a uma vaga na disputa do Oscar de Melhor Curta Documental. A cerimônia de encerramento e premiação será realizada no Itaú Cultural, na capital paulista, neste sábado (21).

 
O documentário Nome de batismo – Alice explora vínculos entre Brasil e Angola a partir das relações familiares da diretora, uma brasileira descendente de angolanos que fugiram para Olinda devido à guerra de declaração de independência do país africano, que se arrastou de 1961 a 1974. Em 2015, Alice Tila Chitunda decidiu visitar a terra de seus ancestrais em uma viagem de autoconhecimento que acabou esbarrando na escolha de seu nome – Alice era o nome de sua avó, filha de um líder local. O filme será exibido nesta quinta-feira (19) no Instituto Moreira Sales e no SESC da 24 de Maio, ambos em São Paulo.

“Para mim é muito gratificante competir no Tudo É Verdade, ainda mais se tratando de uma história muito pessoal, mas com um sentido tão coletivo. O Brasil e a Angola possuem muitos pontos em comum. O curta nos faz refletir sobre família, identidade, escravidão e diásporas negras causadas pelas guerras no continente africano”, diz Chitunda, que é graduada em Rádio e TV pela UFPE e atualmente mora na Suíça.
 
O curta-metragem Mini Miss, é assinado por Rachel Daisy Ellis (produtora de filmes como Boi neon, lançado em 2015) em seu primeiro trabalho como editora. “É uma alegria imensa ter um filme selecionado para um dos festivais de documentários mais importantes da América Latina e com forte tradição na história recente do documentário brasileiro”, comemora a pernambucana. Seu curta-metragem foi filmado na perspectiva de uma criança de quatro anos e acompanha cinco meninas que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil.

“Através do filme queria explorar a experiência de crianças na primeira infância num espaço delimitado dominado por normas e desejos de adultos. O filme tem um dispositivo de observação que é na altura das crianças, numa tentativa de capturar a experiência única dessas meninas. Curioso é perceber que elas, mesmo em meio à um cenário de expectativas de adultos, elas ainda conseguem criar momentos de fabulação”, conta Ellis.

 
As categorias brasileiras do É Tudo Verdade terão um júri composto pelos cineastas Betse de Paula, Fernando Grostein Andrade e Tyrell Spencer. Produções internacionais e latino-americanas também concorrem em outras categorias da mostra, idealizada pelo roteirista Amir Labaki. O festival tem apoio do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2018/04/19/internas_viver,749101/filmes-pernambucanos-participam-de-festival-internacional-de-documenta.shtml

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.