Greve do caminhoneiros: falta de distribuição afeta setor produtivo

Clipping

O setor produtivo pernambucano sentiu os efeitos causados pelamobilização dos caminhoneiros. As maiores dificuldades são os obstáculos para conseguir escoar a mercadoria e a queda na produção por falta de insumos. De acordo com a Federação da Agricultura (Faepe), com a interdição em vários pontos de rodovias do Estado, a agropecuária está sendo impactado pela menor comercialização, incluindo as cadeias produtivas de leite, aves, frutas e suínos.

Segundo o presidente da Faepe, Pio Guerra, as limitações impostas nas estradas têm prejudicado o fornecimento de insumos às propriedades agrícolas, a manutenção do manejo adequado das atividades e a forma adequada de distribuição dos produtos, sendo a maioria perecível. Perdas sentidas são em produtos lácteos, aves e frutas frescas.

falta de escoamento do setor de laticínios preocupa as entidades, já que a capacidade de armazenamento foi afetada. Segundo a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), mais de 51 milhões de litros de leite por dia não estão sendo coletados no Brasil. O impacto financeiro representa cerca de R$ 180 milhões por dia em todo o País. Devido a esses prejuízos, a entidade informou que vai se manter atenta ao cenário para uma solução que atenda aos interesses da cadeia produtiva.

Para a Faepe, a exportação de frutas enfrenta dificuldades, já que produtores não estão conseguindo atender a demanda dentro do prazo estabelecido em contrato. Porém, a entidade comunicou que eles estão com a emissão da documentação necessária e com o cumprimento de todo o procedimento legal. A Faepe informou que as cargas de manga e uva dos exportadores da região do Vale do São Francisco estão impossibilitadas de sair do município em direção aos portos, o que representa uma perda de 25% na produção da semana. Consequentemente, as mercadorias estão mantidas em caminhões frigoríficos com altos custos de manutenção.

Leia também:
Crise dos combustíveis: como o País chegou até esse ponto?

Com a continuação da paralisação, o Sindicato Rural de Petrolina estimou uma perda de 80% na produção de uva e manga na região do São Francisco entre o período de 28 deste mês a 1º de junho. Segundo o presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto de Almeida, a falta do óleo diesel está dificultando o suprimento das fazendas. “O impacto é na área operacional de produção. Além disso, houve transtorno grande para escoamento dos produtos para o mercado interno, já que é feito por meio de caminhões”, disse.

As produções estocadas nas granjas e estradas também chamou atenção da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe). Durante os quatro dias de paralisação, o órgão avaliou uma perda de 15% da produção mensal em Pernambuco, além de falta de ração em diversas granjas.

Automóveis
No setor automotivo, a Jeep informou que a produção no polo localizado em Goiana, na Região Metropolitana do Recife (RMR), está suspensa desde a última quinta-feira. A medida foi tomada devido à irregularidade dos fluxos logísticos causada pelo bloqueio de rodovias.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.