Greve dos caminhoneiros pesa no bolso dos mais pobres em junho

Clipping

greve dos caminhoneiros, que parou o Brasil entre o fim de maio e o começo de junho, pesou mais no bolso das famílias mais pobres, segundo informações reveladas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A informação, divulgada nesta terça-feira (10) pelo Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, aponta que os preços praticados às camadas mais pobres da população tiveram alta de 1,5% no mês passado. No mesmo período, as famílias mais ricas observaram uma inflação de 1,03%.

De acordo com o levantamento, a inflação para as famílias de menor poder aquisitivo em junho correspondeu a mais que o triplo da registrada em maio.

No mês passado, a parcela mais pobre da população foi atingida, principalmente, pela alta no preço dos alimentos e das tarifas de energia elétrica. Por outro lado, os mais ricos sofreram com o aumento no preço dos combustíveis.

A análise leva em conta que 23% das famílias com renda mais baixa têm seu orçamento comprometido com alimentos no domicílio, contra 10% das mais ricas. No caso da energia elétrica, o peso é também maior nas contas da população de menor poder aquisitivo (6%). Entre as mais ricas, a despesa com as contas de luz diminui para 2%.

O efeito oposto da energia elétrica e alimentação ocorre com os combustíveis, que comprometem 8% do orçamento dos mais ricos, mas só 2% dos mais pobres.

“Em uma perspectiva de longo prazo, observa-se que nos últimos 11 anos (de julho de 2006 a outubro de 2017) a inflação dos mais pobres apresenta uma variação de 102%, bastante superior à observada na faixa de renda mais alta, de 86%”, analisa o estudo.

https://noticias.r7.com/economia/greve-dos-caminhoneiros-pesa-no-bolso-dos-mais-pobres-em-junho-10072018

Clipping
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante

A partir deste sábado (22), candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro não poderão ser presos, a menos que seja em flagrante. A Lei Eleitoral veda prisões nos 15 dias anteriores à eleição. Após o primeiro turno, no dia 7 de outubro, a restrição valerá apenas para os candidatos …

Clipping
Temer deixará legado de obras e projetos, diz ministro das Cidades

O presidente Michel Temer deixará um legado de obras que estão sendo inauguradas este ano e projetos que foram retomados e estarão prontos para execução pelo governo que assumir a partir de 1º de janeiro. A informação é do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que detalhou uma série de iniciativas, …

Clipping
É Pernambuco Mais Forte – 4000

Gonzaga Patriota luta pela interligação do Rio São Tocantins com o Rio São Francisco. Esse projeto é de extrema importância para a sobrevivência do Velho Chico e de muitos nordestinos, resolvendo boa parte do problema de abastecimento das regiões Norte e Nordeste. É Pernambuco Mais Forte – 4000

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.