Greve dos caminhoneiros pesa no bolso dos mais pobres em junho

Clipping

greve dos caminhoneiros, que parou o Brasil entre o fim de maio e o começo de junho, pesou mais no bolso das famílias mais pobres, segundo informações reveladas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A informação, divulgada nesta terça-feira (10) pelo Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, aponta que os preços praticados às camadas mais pobres da população tiveram alta de 1,5% no mês passado. No mesmo período, as famílias mais ricas observaram uma inflação de 1,03%.

De acordo com o levantamento, a inflação para as famílias de menor poder aquisitivo em junho correspondeu a mais que o triplo da registrada em maio.

No mês passado, a parcela mais pobre da população foi atingida, principalmente, pela alta no preço dos alimentos e das tarifas de energia elétrica. Por outro lado, os mais ricos sofreram com o aumento no preço dos combustíveis.

A análise leva em conta que 23% das famílias com renda mais baixa têm seu orçamento comprometido com alimentos no domicílio, contra 10% das mais ricas. No caso da energia elétrica, o peso é também maior nas contas da população de menor poder aquisitivo (6%). Entre as mais ricas, a despesa com as contas de luz diminui para 2%.

O efeito oposto da energia elétrica e alimentação ocorre com os combustíveis, que comprometem 8% do orçamento dos mais ricos, mas só 2% dos mais pobres.

“Em uma perspectiva de longo prazo, observa-se que nos últimos 11 anos (de julho de 2006 a outubro de 2017) a inflação dos mais pobres apresenta uma variação de 102%, bastante superior à observada na faixa de renda mais alta, de 86%”, analisa o estudo.

https://noticias.r7.com/economia/greve-dos-caminhoneiros-pesa-no-bolso-dos-mais-pobres-em-junho-10072018

Clipping
Preço da gasolina tem alta após seis semanas em queda

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou um relatório sobre o preço do combustível no país. De acordo com o órgão, a gasolina nas bombas teve alta após seis semanas consecutivas de queda. O preço da gasolina subiu 0,13% na semana, custando R$ 4,50 por litro em média. Já o …

Clipping
Alerta: carro de som e minitrio apenas em ato de campanha nas eleições 2018

A menos de um mês do início da campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou um entendimento sobre uma questão que vem causando polêmica: o uso de carros de som e minitrios. Em sessão realizada na última quinta-feira (19), respondendo a uma consulta do Solidariedade, …

Clipping
Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias. …