Inadimplência de micro e pequenas empresas bate novo recorde em maio, diz Serasa

Clipping

O número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Brasil chegou a 5,122 milhões em maio, um crescimento de 0,8% em relação a abril, quando 5,080 milhões de pessoas jurídicas do mesmo porte estavam com dívidas atrasadas, informa a Serasa Experian em relatório nesta quarta-feira (11).

Trata-se da 15ª alta consecutiva e novo recorde histórico. Na comparação com maio de 2017 (4,699 milhões), o aumento chega a 9%.

Os indicadores por setores de mercado repetiram os patamares similares aos registrados nos quatro primeiros meses do ano: serviços (46,2%), comércio (44,7%) e indústria (8,7%) mantiveram suas participações no total de 5,122 milhões de MPEs com contas em aberto no país.

“As sucessivas altas na inadimplência do segmento ainda demonstram os efeitos da lenta recuperação da economia no comportamento dos indicadores mês a mês, agravados em maio com a paralisação dos caminhoneiros, que afetou negativamente todas as cadeias produtivas”, diz a Serasa em nota.

“A avaliação é de que esse cenário comece a se estabilizar, fomentado pelas taxas de juros reduzidas e pelo consequente acesso a mais e melhores condições para renegociações de dívidas e para uma retomada no uso do crédito para financiamento da expansão dos empreendimentos.”

Clipping
Alerta: carro de som e minitrio apenas em ato de campanha nas eleições 2018

A menos de um mês do início da campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou um entendimento sobre uma questão que vem causando polêmica: o uso de carros de som e minitrios. Em sessão realizada na última quinta-feira (19), respondendo a uma consulta do Solidariedade, …

Clipping
Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias. …

Clipping
A partir de hoje, EBC terá página na internet sobre eleições 2018

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC)lança nesta sexta-feira (20) página na web – que vai reunir todo o material jornalístico produzido sobre o processo eleitoral. A começar das convenções partidárias, que vão definir candidaturas próprias ou coligações. O endereço é www.ebc.com.br/eleicoes2018. Estarão disponíveis matérias produzidas pela TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional. A ação, em termos de distribuição e …