IPC-S fecha novembro com queda de preços de 0,17%, diz FGV

Clipping

dinheiroO Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) fechou novembro com uma deflação (queda de preços) de 0,17%. A taxa é inferior à registrada em outubro, que fechou com uma inflação de 0,48%.

Seis das oito classes de despesas tiveram queda na taxa de outubro para novembro. Duas delas, inclusive, registraram deflação. O grupo de despesas habitação caiu de -0,06% para -0,94% no período. Já os transportes, que tiveram inflação de 0,82% em outubro, passaram a registrar queda de preços de 0,57% em novembro.

Também tiveram queda da taxa, apesar de continuarem registrando taxas de inflação, os grupos de despesas alimentação (que caiu de 0,86% para 0,41%), vestuário (de 0,56% para 0,11%), saúde e cuidados pessoais (de 0,51% para 0,09%) e educação, leitura e recreação (de 0,48% para 0,4%).

Por outro lado, tiveram alta da taxa os grupos despesas diversas (de 0,05% para 0,16%) e comunicação (de 0,17% para 0,18%).

Clipping
Governo economizará um terço das verbas disponíveis até março

A equipe econômica decidiu economizar um terço das verbas disponíveis no primeiro trimestre. A partir de abril, os gastos voltarão a subir até cumprirem a dotação prevista no Orçamento Geral da União para este ano. A medida consta do primeiro decreto de programação orçamentária e financeira de 2019, publicada hoje (15) à noite …

Clipping
Trump anuncia emergência nacional para construir muro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje (15) que vai declarar ainda nesta sexta-feira “emergência nacional” para financiar o muro na fronteira com o México. Em entrevista coletiva concedida no jardim da Casa Branca, ele disse que assinaria a declaração ao “voltar ao Salão Oval”. O norte-americano lembrou que o …

Clipping
Helicóptero vai agilizar atendimento médico a índios no Amazonas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Parintins, no Amazonas, e mais seis municípios do interior do estado e do Pará, passarão a ter um helicóptero para atendimento aos pacientes. Os serviços da unidade beneficiam cerca de 17 mil pessoas distribuídas, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), em três terras …