Israel lança dezenas de mísseis contra posições iranianas na Síria

Clipping

Israel atacou ao amanhecer desta quinta-feira bases militares e um depósito de armas na Síria, onde a defesa antiaérea afirma ter derrubado dezenas de mísseis, horas após um bombardeio de forças iranianas no território sírio contra posições do Exército hebreu nas colinas de Golã.

O Exército hebreu informou que atingiu dezenas de alvos militares iranianos na Síria em resposta aos disparos contra suas posições em Golã.

A operação, uma das mais importantes do Exército israelense nos últimos anos e a de maior envergadura contra objetivos iranianos, visou a origem dos foguetes lançados (contra Golã) e instalações dos serviços de inteligência, logística e armazenamento”, revelou o porta-voz militar Jonathan Conricus.

O oficial salientou que Israel não busca uma “escalada” militar com o Irã.

No Twitter, outro porta-voz do Exército hebreu, Avichae Adrae, informou que Israel realizou “uma operação contra objetivos iranianos na Síria” e que “qualquer envolvimento por parte da Síria para responder a esta ação” seria “perigosamente reprimido”.

Segundo a agência oficial de notícias Sana, “dezenas de mísseis foram derrubados no céu sírio pelos sistemas de defesa antiaérea”, mas alguns atingiram bases militares e um depósito de armas.

De acordo com a Sana, o ataque também visou unidades de defensa antiaérea e destruiu um radar.

Uma fonte das forças aliadas de Damasco disse à AFP que os mísseis israelenses atingiram “um regimento da Força Aérea próximo à cidade de Doumeir (50 km a nordeste da capital) e a Brigada 38, na região de Deraa”.

A mesma fonte revelou que “os sistemas de defesa antiaérea conseguiram abater os mísseis disparados contra o Aeroporto de Damasco”.

O correspondente da AFP constatou fortes explosões ao amanhecer desta quinta-feira na região de Damasco.

A TV estatal síria mostrou imagens “ao vivo” de disparos iluminando o céu de Damasco e de vários mísseis destruídos pelos sistemas antiaéreos.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou à AFP que os mísseis israelenses atingiram bases “do Hezbollah libanês a sudoeste da cidade de Homs e em Maadamiyat al-Cham, a oeste de Damasco, onde há combatentes iranianos, do Hezbollah e da 4ª Brigada” do Exército sírio.

O ataque israelense ocorreu após forças iranianas na Síria lançarem, na madrugada de quinta-feira, cerca de vinte projéteis e foguetes contra posições do Exército hebreu nas colinas de Golã.

Segundo um oficial israelense, o ataque iraniano aconteceu logo após a meia-noite (18H00 Brasília) a partir de posições na Síria das Brigadas Al-Qods contra as linhas do Exército hebreu em Golã.

Em resposta, “mísseis israelenses visaram posições do regime [sírio] e de seus aliados perto da cidade de Baas, no setor de Kuneitra”, na parte não ocupada por Israel em Golã, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

“Aviões israelenses vasculharam paralelamente o espaço aéreo de Golã ocupada”, acrescentou o OSDH.

Na noite de terça, bombardeios atribuídos a Israel apontaram contra um depósito de armas dos Guardiães da Revolução, o Exército de elite iraniano, no setor de Kiswé, ao sul de Damasco, segundo o OSDH.

O bombardeio noturno perto de Damasco matou 15 combatentes pró-regime estrangeiros, 8 dos quais iranianos, segundo a mesma fonte.

Os fatos ocorreram em um contexto de alta tensão entre Israel e Irã em torno do conflito na Síria, após várias operações atribuídas ao exército israelense contra interesses iranianos na Síria.

Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2018/05/10/israel-lanca-dezenas-de-misseis-contra-posicoes-iranianas-na-siria/

Clipping
Homenagem a Eduardo Campos

As suas ideias continuam vivas e contribuindo para o desenvolvimento do país. “Não vamos desistir do Brasil!”  

Clipping
Gonzaga Patriota cumpre agenda em Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda

Quem passou nesta quinta e sexta-feira por Caruaru, Arcoverde, Custódia e Olinda foi o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Candidato à reeleição, o socialista tem percorrido vários municípios fortalecendo e conquistando apoios políticos. Em Caruaru, Patriota foi recebido por Vital Germano, que o apoia desde 1982, pelo vereador de Vertentes, …

Clipping
Missa em homenagem a Eduardo Campos é celebrada no Recife

Uma missa em homenagem ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos foi celebrada na noite desta segunda-feira (13) na Igreja Matriz de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Campos morreu há quatro anos em um acidente aéreo em Santos, em São Paulo, em plena campanha presidencial, que também vitimou seus assessores. Na celebração, estão presentes os familiares …