Jair Bolsonaro perderia no 2º turno para Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, diz Ibope

Clipping

Os candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), ganhariam numericamente de Jair Bolsonaro (PSL) em um eventual segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (11). Na simulação, Ciro tem 40% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos somam 18% e outros 4% não sabem. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre os presidenciáveis.

Alckmin, por sua vez, tem 38% contra 37% de Bolsonaro em um cenário em que brancos e nulos somam 21% e outros 4% não sabem.

Apesar de estar numericamente à frente do deputado, o ex-governador do Ceará teve desempenho pior nesse cenário em relação à última pesquisa Ibope, divulgada em 5 de setembro. Na data, Ciro ganharia de Bolsonaro no segundo turno, com 44% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSL.

O mesmo fenômeno aconteceu no cenário com o ex-governador de São Paulo. Antes, o tucano ganharia do deputado com 41% das intenções de voto contra 32%.

A sondagem divulgada nesta terça é a primeira do instituto após Bolsonaro ser vítima de uma facada em 6 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 8 a 10 de setembro.

Segundo a pesquisa, o deputado lidera as intenções de voto, com 26%. Há um empate quádruplo em segundo lugar. Ciro registrou 11%; Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) têm 9% e Fernando Haddad (PT) alcançou 8%.

Simulações

As simulações de segundo turno mostram empate técnico:

– Ciro 40% x 37% Bolsonaro (brancos e nulos: 18%/não sabem: 4%)

– Alckmin 38% x 37% Bolsonaro (brancos e nulos: 21%/não sabem: 4%)

– Bolsonaro 38% x 38% Marina (brancos e nulos: 20%/não sabem: 4%)

– Bolsonaro 40% x 36% Haddad (brancos e nulos: 19%/não sabem: 5%)

Antes do atentado a Bolsonaro, os números eram os seguintes:

– Ciro 44% x 33% Bolsonaro (brancos e nulos: 19%/não sabem: 4%)

– Marina 43% x 33% Bolsonaro (brancos e nulos: 20%/não sabem: 3%)

– Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (brancos e nulos: 23%/não sabem: 4%)

– Bolsonaro 37% x 36% Haddad (brancos e nulos: 22%/não sabem: 5%)

Quanto à rejeição, Bolsonaro tem o maior índice (41%), seguido por Marina (24%), Haddad (23%), Alckmin (19%) e Ciro (17%).

(Fonte: HuffPost)

Clipping
Gonzaga Patriota vai presidir eleição na Câmara

Caberá a ele decidir sobre uma possível questão de ordem pelo voto aberto. Como já mostramos, técnicos da Câmara e do Senado defendem o sigilo. Deputado com maior número de legislaturas, Gonzaga Patriota (PSB) vai presidir a sessão plenária que elegerá o novo presidente da Câmara. Com informações do Antagonista

Clipping
Papa pede a bispos que evitem esconder casos de abusos contra crianças

O papa Francisco vai pedir aos bispos de todos os países, que participarão do encontro “A proteção dos menores na Igreja”, de 21 a 24 de fevereiro, em Roma, que não tolerem abusos contra crianças. Ele adiantou hoje (16) que “nenhum caso” deve ser “encoberto ou sepultado”. A reação ocorre …

Clipping
Impostos sobre ar condicionado e ventilador chegam a quase 50%; veja outros itens

Bebidas alcoólicas estão entre os produtos com maior carga de tributos neste verão. Já aparelhos como o ar condicionado têm quase metade de seu preço composto por impostos, mostrou um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) encomendado ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), nesta quarta-feira (16). …