Jovens ganham a oportunidade de estudar no exterior

Clipping

Ingressar em uma universidade conceituada fora do Brasil parece ser um sonho distante para muitos estudantes, principalmente aqueles que possuem baixa renda. Mas, esse caminho poderá se tornar mais real por meio do programa Oportunidade Acadêmicas, oferecido pela rede EducationUSA Brasil. O órgão beneficiará alunos do ensino médio da rede pública e privada interessados em fazer cursos de graduação, mestrado ou doutorado nos Estados Unidos (EUA), mas que não têm condições financeiras para isso.

De acordo com a coordenadora geral EducationUSA no Recife, Danyelle Marina, para participar do programa é necessário que o estudante se inscreva no site educationusa.org.br. Após a seleção, ele receberá acompanhamento de instrutores especializados, materiais de estudo para testes e terá todas as taxas pagas pelo governo americano, além de transporte e acomodação para fazer as provas. “O programa é voltado para estudantes academicamente qualificados, que possuem um dossiê forte, mas que não têm condições de arcar com essas despesas para estudar fora. Tudo isso passará por uma comissão de avaliação. Caso selecionado, as bolsas podem variar de 30% a 100% dependendo da universidade mais adequada para aquele perfil”, explicou.

As informações sobre essa iniciativa e outros programas desenvolvidos pelo órgão do governo americano fazem parte da programação de palestras da feira gratuita “EducationUSA Brasil”. Promovida pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, o evento será realizado no dia 5 de abril, no Radisson Hotel, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da Capital. Na ocasião, serão detalhadas informações sobre os critérios de admissão, custos, opções de financiamento e bolsas de estudos que serão diretamente tratados com os representantes das 4.700 instituições norte-americanas.
“Desde pequeno, sempre me interessei por outras línguas porque queria ser diplomata, mas nunca considerei estudar fora porque minha família não teria condições de bancar. Estudei no Colégio Militar e por meio de uma ex-aluna de lá fiquei sabendo do Programa Oportunidades Acadêmicas, da EducationUSA Brasil e vi que era possível fazer um curso de ensino superior nos Estados Unidos”, comentou Gustavo Arôxa, que se formou em Ciências Políticas pela Vanderbilt University, em Nashville, no Tennesse.

“Muitos estudantes, assim como eu, não sabem que podem ter a oportunidade de estudar fora. Os custos são muito altos. Na universidade que me formei, o investimento é de U$ 73 mil dólares, não teria a menor condição de arcar com esse valor. Vale muito a pena conhecer a feira e os programas que podem dar bolsas de estudos”, incentiva Gustavo, que foi aluno do Colégio Militar, e hoje é trainee da Mercedes Benz em São Paulo.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2018/03/14/NWS,61872,70,449,NOTICIAS,2190-JOVENS-GANHAM-OPORTUNIDADE-ESTUDAR-EXTERIOR.aspx

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.