Kim Jong-Un e seu pai tiveram outros passaportes emitidos no Brasil

Clipping

O ditador Kim Jong-un e seu pai e antecessor no comando da Coreia do Norte, Kim Jong-il, tiveram passaportes emitidos no Brasil pela Polícia Federal. Estes documentos serviram de base para a emissão de outros documentos aos dois pela embaixada brasileira em Praga, na República Tcheca, em 1996. O GLOBO obteve os dados através da Lei de Acesso à Informação.

 

As imagens dos passaportes emitidos em 1996 foram divulgadas em fevereiro pela Agência Reuters. Na ocasião, a agência reiterava que tivera acesso apenas a cópias daquelas cadernetas e não era capaz de discernir se elas eram verdadeiros. O Itamaraty informou que os passaportes são autênticos e que a emissão daqueles documentos teve por base passaportes que os dois norte-coreanos já possuíam.

“Os formulários de pedido de passaporte indicam que as referidas cadernetas foram emitidas em substituição a passaportes anteriores emitidos no Brasil, pela Polícia Federal, em nome de Josef Pwag e Ijong Tchoi”, afirmou o Itamaraty ao GLOBO.

O Ministério de Relações Exteriores esclareceu que a embaixada em Praga não exigiu a apresentação de documento de identidade para a retirada dos passaportes em 1996 porque, como se tratava de renovação, bastava apresentar o documento anterior.

“Segundo o Regulamento de Documentos de Viagem em vigor à época da emissão das cadernetas nº CE375364 e nº CE375366, aprovado pelo Decreto nº 637 de 24 de agosto de 1992, para a concessão de novo passaporte comum, era dispensada a apresentação de documento de identidade, caso o interessado apresentasse passaporte anteriormente expedido”, informou o ministério.

Viagem ao Japão com passaportes

Os passaportes foram emitidos em nome de Josef Pwag, para o atual presidente, e de Ijong Tchoi, para seu pai. Os documentos expedidos na República Tcheca tinham validade entre 26 de fevereiro de 1996 e 25 de fevereiro de 2006. Não foi informado pelo Itamaraty quando os documentos anteriores foram emitidos no Brasil, nem qual era a validade deles.

Em 2011, o jornal japonês “Yomiuri Shimbun” informou que em 1991, quando ainda era criança, o atual ditador Kim Jong-un visitou Tóquio usando um passaporte brasileiro. Na ocasião, o ditador, que tinha cerca de 8 anos, teria usado o nome de Joseph Pak. Ele e o irmão Kim Jong-chol teriam obtido os vistos em Viena. Na época, os serviços de segurança japoneses suspeitaram dos documentos, mas quando foi iniciada uma investigação sobre o caso, eles já haviam deixado o país.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/kim-jong-un-seu-pai-tiveram-outros-passaportes-emitidos-no-brasil-22574170#ixzz5CGOkwJaE
stest

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.