Lafepe produzirá medicamentos para hepatite C e esclerose múltipla

Clipping

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) – conquistou a aprovação de mais duas propostas de projetos executivos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com laboratórios privados. Entram na pauta de fabricação do equipamento pernambucano o medicamento Fingolimode (em parceria com o laboratório  Novartis) para tratamento da esclerose múltipla e o fármaco Sofosbuvir (em parceria com o laboratório Gilead) para pacientes com hepatite C.

Os medicamentos serão adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos através do Sistema Único de Saúde (SUS). A aprovação das 37 novas PDPs contemplando o Lafepe e outros laboratórios públicos está registrada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (27.03). A publicação citou, ainda, outras três PDPs aprovadas  para o laboratório pernambucano em dezembro do ano passado.

Além das produções para  tratamento da hepatite e esclerose múltipla, a unidade pernambucana também  ficará responsável pelo fornecimento do antirretroviral Darunavir, a ser desenvolvido e produzido junto com o laboratório Janssen. Outro antirretroviral que levará a marca Lafepe será o Dolutegravir, em parceria com a empresa Blanver. O antiviral Oseltamivir integra a lista dos novos medicamentos e será fruto da parceria com o laboratório privado Cristália.

Os cinco termos de compromisso, entre o Ministério da Saúde e o Lafepe, referentes às novas PDPs, já foram assinados pelo presidente da unidade pernambucana, Flávio Gouveia. Isso aconteceu durante reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça, em Brasília. Na ocasião, o gestor destacou a importância das novas aquisições confiadas ao Lafepe. “O desenvolvimento e produção desses medicamentos, com entes privados de referência internacional, representarão para o laboratório pernambucano um grande salto na capacidade tecnológica e no incremento comercial, com expressivo reflexo no faturamento. Trata-se de relevante conquista para a população que ganhará um Lafepe ainda mais fortalecido no atendimento às políticas de Saúde Pública”, pontuou o diretor-presidente.

O  Lafepe vem se solidificando como referência para o Ministério da Saúde. Na semana passada, a visita de duas representantes do MS atestou o cenário de desenvolvimento conquistado com os investimentos oriundos das primeiras PDPs. E por falar nessas parcerias, o Lafepe foi o primeiro laboratório público a fechar todas as etapas de uma PDP. No ano passado, internalizou a produção dos psicotrópicos Clozapina, Olanzapina e Quetiapina; atingindo 60 milhões de comprimidos, nessa classe terapêutica.

http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/lafepe-produzira-medicamentos-para-hepatite-e-esclerose-multipla

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.