Lava Jato: cronologia da investigação sobre escândalo de corrupção da Petrobras

Clipping

A Operação Lava Jato, que investiga a rede de corrupção e pagamento de propina na Petrobras, voltou a abalar o Brasil nesta quinta-feira, com o juiz Sérgio Moro decretando a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em quatro anos, os juízes ligados à Lava jato pronunciaram cerca de 190 condenações contra empresários e políticos de primeiro escalão, de quase todo o espectro parlamentar.

Datas-chave deste escândalo:

– 2018 –

5 de abril: O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeita – de madrugada – habeas corpus de Lula para recorrer em liberdade de sua condenação em segunda instância.

Moro decreta a prisão de Lula, dando o prazo de 24 horas para o ex-presidente se apresentar à sede da Polícia Federal em Curitiba.

24 de janeiro: O Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) confirma a sentença de Moro e eleva a condenação para doze anos e um mês de reclusão. Em 26 de março, o TRF4 rejeita os últimos embargos da defesa. A condenação em segunda instância inclui Lula na Lei da Ficha Limpa, dificultando sua candidatura à presidência.

– 2017 –

12 de julho: Moro condena Lula a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

26 de junho: O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, denuncia o presidente Michel Temer (MDB) por corrupção passiva.

17 de maio: Rede Globo divulga gravação do diretor da JBS, Joesley Batista, na qual se ouve Temer dar um suposto aval ao pagamento de subornos.

11 de abril: O Supremo autoriza a abertura de investigações contra oito ministros de Temer. O procedimento é ampliado a 29 senadores, 40 deputados e três governadores.

14 de março: Janot solicita a abertura de 83 investigações contra políticos com foro privilegiado, com base em delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht.

30 de janeiro: Eike Batista, que foi o homem mais rico do Brasil, é detido em um desdobramento da Lava Jato.

– 2016 –

4 de março: a polícia faz buscas na casa de Lula em São Paulo e o leva a depor para investigar se cometeu crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na 24ª fase da operação Lava Jato.

23 de fevereiro: o principal encarregado pela publicidade das campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, João Santana, e sua mulher são detidos para esclarecer se os milionários pagamentos recebidos do exterior provinham de uma construtora e de um operador financeiro ligados ao esquema montado na Petrobras.

3 de fevereiro: O ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada é condenado a doze anos de dois meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

– 2015 –

25 de novembro: o senador do Partido dos Trabalhadores (PT), Delcídio Amaral, líder do governo no Senado, é detido por obstruir as investigações. Amaral saiu da prisão quase três meses depois e a revista IstoÉ publicou em 3 de março de 2016 supostas declarações dele à Justiça que acusam Dilma Rousseff de interferir nas investigações e Lula de estar a par do esquema.

O banqueiro André Esteves, presidente do BTG, o maior banco de investimentos da América Latina, também foi detido em 25 de novembro, acusado de querer comprar o silêncio de um ex-diretor da Petrobras, acusado de corrupção. Ele foi libertado em 18 de dezembro.

21 de setembro: o tesoureiro do PT José Vaccari Neto, acusado de 44 delitos de lavagem de dinheiro e detido desde abril, é condenado a 15 anos e 4 meses de prisão. Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, é condenado a mais de 20 anos de prisão na mesma data.

20 de agosto: o procurador-geral da República denuncia que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeu pelo menos cinco milhões de dólares em suborno no esquema. Na quinta-feira, 3 de março, a Suprema Corte acolheu as denúncias contra Cunha e este, terceiro na linha sucessória da Presidência do Brasil, se tornou o primeiro político com foro privilegiado a enfrentar uma ação penal no Petrolão.

No mesmo dia, também é acusado o ex-presidente Fernando Collor por suposto envolvimento no esquema. A polícia sequestra carros de luxo de uma de suas residências.

3 de agosto: José Dirceu, ex-chefe de gabinete de Lula, já condenado a sete anos de prisão por um esquema de propina contra legisladores no primeiro governo do ex-presidente, é detido e a procuradoria o acusa de ser um dos líderes do esquema de corrupção na Petrobras.

20 de julho: a justiça condena a mais de 15 anos de prisão os principais diretores da construtora Camargo Correa, Dalton Avancini e Eduardo Leite. Ambos assinaram um acordo de colaboração com a procuradoria para cumprir a sentença em prisão domiciliar.

19 de junho: são detidos os empresários Marcelo Odebrecht e Otavio Marques de Azevedo, presidentes das construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez, duas das maiores empreiteiras do país, pela suposta participação no esquema de corrupção e pagamento de suborno.

26 de maio: o ex-chefe da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró é condenado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro.

18 de abril: as primeiras condenações da operação contra Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012, e o doleiro Alberto Youssef. Ambos se tornaram delatores para buscar reduções em suas penas em troca de informação.

6 de março: o Supremo Tribunal Federal autoriza a investigação de 12 senadores e 22 deputados por corrupção na Petrobras, entre eles os presidentes das duas câmaras, que integram a coalizão de governo.

– 2014 –

17 de março: a polícia lança a primeira fase da operação com 17 detenções incluído Alberto Youssef. No dia seguinte, é detido Paulo Roberto Costa.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.