Lula chamará constituinte se for eleito em 2018

Clipping

O ex-presidente Lula pretende convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte, caso consiga disputar e vencer as eleições presidenciais de 2018. O recado foi dado após a visita de João Pedro Stédile, do MST, e Rui Falcão, do PT. O foco dessa constituinte seria a reforma do sistema político brasileiro, que, segundo Lula, apodreceu. Confira abaixo o relato da visita:

Da página lula.com.br – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta quinta-feira (5) sua intenção de disputar as eleições presidenciais em outubro. “Ele avisou que será candidato até as últimas consequências, custe o que custar”, afirmou o coordenador do MST, João Pedro Stédille, após visita a Lula em Curitiba. “Ele disse: diga ao povo brasileiro que sou candidatíssimo e que lutarei para isso”, ressaltou Stédille.

Acompanhado do ex-presidente do PT, Rui Falcão, o coordenador do MST anunciou um calendário de mobilizações populares pela libertação e em defesa da candidatura de Lula ao Planalto. Entre as ações, está prevista a coleta de um abaixo-assinado direcionado ao STF e ao STJ pela liberdade do ex-presidente.

Além da petição, o Rio de Janeiro recebe no próximo dia 28 o festival Lula Livre, convocado pelos músicos Chico Buarque e Gilberto Gil. No dia seguinte, caravanas devem deixar a região do semiárido nordestino em direção a Curitiba, onde Lula está preso.

Já no dia 31, onze representantes de movimentos sociais de todo o país iniciam uma greve de fome em frente ao STF para cobrar do Judiciário a reparação dos abusos do processo contra Lula. No dia 15 de agosto, milhares irão às ruas para marcha que terminará com a entrega do registro da candidatura do ex-presidente no TSE.

Constituinte

Durante a visita, Lula anunciou ainda a intenção de promover uma assembleia constituinte caso seja eleito para um terceiro mandato. “Ninguém mais aguenta essa sujeira. A direita não tem candidato. A política brasileira está apodrecendo. A solução no meu governo vai ser convocar uma Constituinte”, disse Lula a seus companheiros.

Rui Falcão ressaltou também a preocupação constante do ex-presidente sobre o tema da soberania nacional. “Ele alertou para o fato de que estão entregando nossas riquezas, de que o país está em liquidação”, relatou Falcão, ao destacar a ingerência crescente dos Estados Unidos no continente.

Clipping
Preço da gasolina tem alta após seis semanas em queda

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou um relatório sobre o preço do combustível no país. De acordo com o órgão, a gasolina nas bombas teve alta após seis semanas consecutivas de queda. O preço da gasolina subiu 0,13% na semana, custando R$ 4,50 por litro em média. Já o …

Clipping
Alerta: carro de som e minitrio apenas em ato de campanha nas eleições 2018

A menos de um mês do início da campanha eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou um entendimento sobre uma questão que vem causando polêmica: o uso de carros de som e minitrios. Em sessão realizada na última quinta-feira (19), respondendo a uma consulta do Solidariedade, …

Clipping
Empresários aguardam Refis do Supersimples para não fechar portas

Deve ser sancionado até o dia 6 de agosto, pelo presidente da República, Michel Temer, o projeto de lei complementar que vai permitir o retorno ao Simples Nacional dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que foram excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias. …