Manga do Vale do São Francisco aporta na África do Sul

Clipping

Mais um mercado está aberto para receber a manga brasileira. Após realizar análises fitossanitárias para a fruta, o Ministério da Agricultura informou que foi aprovado o modelo de exportação para a África do Sul. E nesta área, o Vale do São Francisco está em destaque, já que a região tem produção anual da manga. Com mais um mercado, a partir de agora o Vale começa a se preparar para uma maior projeção e garantir mais geração de renda.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), José Gualberto de Almeida, a região está preparada para exportar a manga. “Agora começará as negociações comerciais entre as empresas do Vale do São Francisco com as empresas da África do Sul. No Vale, empresas já estão habilitadas para enviar a fruta para o país africano. Será importante para o estímulo de novos plantios”, explicou Almeida, ao complementar que a Valexport vai acompanhar e apoiar o novo processo. Ainda segundo ele, as empresas que já exportam o produto para outros países são fortes para também iniciar o processo para a África.

Para a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é mais uma opção de mercado para os produtores brasileiros. Segundo Almeida, as exportações tendem a crescer. “A África do Sul é um grande produtor de manga, é uma região que tem o hábito de consumir a fruta. Então vamos aproveitar para bastante o período de entressafra deles para aumentar nossas exportações”, registrou o presidente da Valexport, ao informar que o Vale produz hoje cerca de seis variedades de manga.

Com cerca de 35 mil hectares de terra de plantio de manga, o Vale do São Francisco se prepara para crescer a demanda. “Será um momento para alavancar as exportações do produto, mais uma janela de investimento. Hoje, são entre oito e 12 empresas que exportam manga para outros países”, disse o gerente executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Flávio Diniz. Atualmente, o Vale do São Francisco exporta a fruta para países, como Estados Unidos, Holanda, Espanha, Argentina.

As negociações técnicas para a abertura do mercado sul-africano ocorriam desde 2015 através do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em março deste ano, uma missão com inspetores do país africano estiveram na cidade de Petrolina para realizar visitas às áreas de produção da manga com o objetivo de fechar negócios.

“Na época, eles estiveram presentes na cidade e comprovaram que estamos preparados para exportar”, comentou Almeida. A expectativa dos representantes do país estrangeiro e dos produtores do Vale era de que até o fim do ano a fruta já pudesse chegar ao continente sul-africano pela primeira vez.

Manga do Vale do São Francisco aporta na África do Sul

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.