Mês de Novembro apresenta saldo positivo de chuvas desde 2013 na bacia do São Francisco

Clipping

Pela primeira vez desde 2013, a pluviometria aponta que o mês de novembro foi considerado favorável na bacia do Rio São Francisco. A informação foi transmitida, durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados banhados pelo Velho Chico. O cenário se tornou mais favorável devido, principalmente, ao registro de chuvas na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais.

Diante desse cenário, o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe e membro da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Ailton Rocha, sugeriu que a defluência mínima da hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, seja alterada do patamar atual, de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 m³/s a partir de janeiro de 2019. O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, propôs discutir a pauta na primeira reunião da ANA em 2019, no dia 7 de janeiro.

A sugestão de Ailton Rocha surgiu a partir da informação referente à prorrogação da resolução que fixa a defluência em 550 m³/s em Sobradinho, na Bahia, e em Xingó, até 31 de março. “Havia um planejamento, de acordo com projeções do ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico] para liberar uma vazão de 600 m³/s a partir de janeiro em Xingó; 700 em fevereiro e 800 em março mas, diante dessa projeção animadora, proponho ampliar para o mínimo de 800 no início de 2019”, argumentou Rocha. “É uma proposta razoável, mas vamos discutir melhor em janeiro”, rebateu Gondim.

Ainda nesse quesito de vazões defluentes, a equipe da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) propôs reduzir a vazão no reservatório de Três Marias, na região mineira, de 150 para 100m³/s, mas a proposta não foi bem aceita pela Agência Nacional de Águas e ainda recebeu críticas do setor de navegação. Diante disso, o modelo praticado não deverá ser alterado.

Chuvas

Durante a reunião, a equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou o estudo referente às precipitações na bacia do chamado rio da integração nacional. Durante os últimos 60 dias, a pluviometria aponta para o registro de 233,3 milímetros (mm). Somente no dia 1º de dezembro, as chuvas registraram uma precipitação de 17,7 mm.

A reunião da ANA acontece quinzenalmente e é transmitida por videoconferência. Dela, participam usuários, poder público, universidades, representantes dos governos estaduais e do Ministério Público, entre outros. O próximo encontro está marcado para o dia 17 de dezembro e depois disso, somente em janeiro.

Atividades
Gonzaga Patriota retorna aos municípios para agradecer votos e participar de eventos

Depois de participar do ato de diplomação, em Recife, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) retornou a alguns municípios nestes últimos dias para agradecer os votos recebidos.  O socialista passou por três municípios: Arcoverde; Sertânia e Bonito. Em Arcoverde, Patriota concedeu entrevista à Rádio Itapuama, onde agradeceu os votos ali …

Clipping
Ipem inicia operação de Natal em Pernambuco

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realiza, entre os dias 10 e 14 de dezembro, a Operação Especial de Natal. Durante a ação, agentes fiscais do instituto percorrerão, em todos os estados do Brasil, o comércio varejista e atacadista para examinar se os brinquedos, as bicicletas de …

Clipping
Metade de inscritos com direito à nova prova consultam Enem

Cerca da metade dos 2,7 mil inscritos com direito a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 consultaram, até a manhã desta segunda-feira (10), o local de prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 11 e …

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.