Não existe limite seguro para o fumo

Clipping

Nesta quinta-feira (31) é lembrado o Dia Mundial sem Tabaco. Foco de atenção em vários âmbitos, o fumo ainda é um dos principais desafios da saúde pública no Brasil e no planeta. No mundo, sete milhões de pessoas morrem, anualmente, devido ao tabagismo, sendo dessas 890 mil fumantes passivas. No País, foi verificado que 428 pessoas vêm a óbito por dia, ou seja, mais de 155 mil a cada ano.

Vilão principal para vários tipos de câncer, o produto também é responsável pelo aumento do risco de doenças cardíacas. Os perigos cardiovasculares são o mote da campanha nacional de 2018 contra o cigarro. Apesar dos alertas recorrentes, comportamentos de risco ainda se multiplicam envelopados em mitos. Um dos mais curiosos verificados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) verificou é que 21% de fumantes ou ex-fumantes creem que existe um limite seguro de consumo.

Dados inéditos do Ministério da Saúde apontam que a frequência do consumo do tabaco entre os fuman­tes nas capitais brasileiras redu­ziu em 36%, no período de 2006 a 2017. Nos últimos anos, a prevalência de fumantes caiu de 15,7%, em 2006, para 10,1% em 2017. Apesar da queda, o hábito de fumar ainda abrange um em cada dez brasileiros que vivem nas capitais do País e dá sinais de novo avanço em algumas faixas etárias, como entre jovens de 18 a 24 anos, cujo percentual de adeptos ao cigarro cresceu de 7,4%, em 2016, para 8,5% no último ano. Os novos números foram divulgados ontem.

“No cigarro ou em qualquer produto fumígeno há pelo menos 60 tipos diferentes de cancerígenos. O fumo é o único produto com causa e efeito totalmente comprovados com o câncer. E para essas substâncias não existem níveis mínimos tolerados”, reforçou o pneumologista do Real Hospital Português (RHP), Blancard Torres.

Leia também
Anvisa, STF e Congresso podem mudar regulamentação do fumo no País
Cigarro com sabor terá nova batalha na Justiça

O engenheiro Mauricio Souza, 30 anos, conseguiu evitar o consumo por quatro anos, mas recentemente teve recaída. “Estou até reduzindo um pouco. Mas acho que essa redução não traz benefício”, comentou. Ele garantiu que tem um planejamento de parar de fumar completamente em até um ano.

Blancard Torres comentou que o potencial maléfico do fumo é tão evidente que ao abolir o cigarro no hábito humano seria possível cortar em 30% todos os tipos de cânceres. Torres destacou que a multiplicidade de danos do tabaco perpassa não só o fumante, mas as pessoas que convivem, além do ambiente. “Dependendo da concentração e do tempo da exposição, o fumante passivo e o terciário ficam com as mesmas doenças pertinentes aos fumantes ativos.”

Ação
A Secretaria de Saúde do Recife promoverá hoje uma ação no Mercado do Cordeiro, Zona Oeste da Cidade, a partir das 14h. Redutores de Danos farão abordagem e sensibilização sobre os prejuízos causados pelo fumo.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.